Lembra-se da Feira das Almas, o mercado alternativo que se entranhou na agenda lisboeta? O nome mudou, mas o conceito que chega este fim de semana ao número 70 do Regueirão dos Anjos é o mesmo. Roupa e acessórios vintage, novos criadores portugueses, livros e discos — o Art & Flea Market quer reconquistar a clientela de outrora, agora que a casa está ocupada por novos inquilinos.

O Núcleo Criativo do Regueirão, a associação cultural criada por nove amigos, chegou em março para devolver ao espaço o corrupio dos seus tempos áureos. Entre eles está Catarina Querido, a mentora da saudosa Feira das Almas, marca mais tarde registada pelos antigos inquilinos. Ao longo de cinco anos, conheceu bem os cantos à casa, mas este ano voltou com muitas outras ideias, além das bancas montadas no primeiro fim de semana de cada mês. “Estamos a inovar e a começar do zero”, afirma. Investimento, só de tempo e dos talentos pessoais de cada um.

O espaço Anjos 70 pode ser alugado para todo o tipo de eventos © Divulgação

O facto é que o espaço nunca teve a porta tão aberta para as artes. A partir deste sábado, não é só bons negócios que vai encontrar. A música fica a cargo de Maria Ventura e Hélio Morais, ambos em formato DJ set. Às 18h de sábado, é exibido o documentário Terramotourism, uma reflexão do coletivo espanhol Left Hand Rotation sobre os fenómenos do turismo e da gentrificação em Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Anjos 70 ganha vida para além do mercado e abre de quinta a segunda-feira como espaço de co-work (os interessados que se cheguei à frente porque ainda há lugares), galeria de arte e cafetaria. E é nesse segundo espaço que a antiga denominação de taberna ganha sentido. A ementa está ainda a ser apurada, mas andará sempre em torno de refeições vegetarianas e vegan.

Maria Ventura é a DJ convidada no primeiro dia do Art & Flea Market © Divulgação

O Anjos 70 continua a alugar o espaço para eventos externos, além das iniciativas convidadas que têm lugar na agenda. Depois do mercado deste fim de semana, setembro afirma-se como o mês em que tudo acontece. O festival Young Minds Matter chega entre os dias 8 e 10 e vai juntar mais de 30 artistas emergentes de toda a Europa em performances, concertos e exposições. O fim de semana seguinte é reservado às tatuagens. O Unconvention 2017 convoca tatuadores alternativos de todo o país e não só. Dia 23 de setembro é para cair na pista. Joaquim quadros programa uma matiné dançante.

Entretanto, a agenda semanal já mexe. Os cursos de costura e cerâmica regressaram e as segundas e quintas são para aprender a dançar samba e forró. O Anjos 70 é o mais recente poiso do projeto Fruta Feia. Também às segundas, pode fazer uma visita e voltar para casa com as vitaminas todas.

O quê? Art & Flea Market Anjos 70
Quando? 2 e 3 de setembro, das 11h às 19h
Onde? Regueirão dos Anjos, 70 (Lisboa)
Quanto? Entrada gratuita