O Facebook não permite bloquear as páginas de Mark Zuckerberg e da mulher, Priscilla Chan. Estranho? Talvez. Mas há um motivo.

A verdade é que o facto de não se conseguir bloquear a página do fundador da rede social não é novidade. Essa notícia já tinha sido avançada no início do ano, mas desde então nada mudou — o que não deixa de ser irónico tendo em conta a quantidade de páginas que o Facebook bloqueados pelos mais variados motivos.

https://twitter.com/J0hnnyXm4s/status/818610865989619713?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.theguardian.com%2Ftechnology%2F2017%2Fsep%2F01%2Ffacebook-you-cant-block-mark-zuckerberg-priscilla-chan-too-many-already-have

Quando se tenta bloquear, surge uma mensagem a dizer: “Este perfil não pode ser bloqueado por agora. Podes denunciar Páginas ou Perfis se achares que estão a fazer algo que desrespeite os Padrões da Comunidade.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas agora também não é possível bloquear a página da sua mulher. Volta a aparecer a mesma mensagem.

Mas há um motivo para isto acontecer. Segundo o jornal inglês The Guardian, que cita um porta-voz do Facebook, isto acontece porque estas contas já foram bloqueadas muitas vezes. “Este erro não é específico de uma conta. Acontece quando alguém foi bloqueado várias vezes. Por vezes, ainda que raramente, há uma campanha viral que dá instruções para várias pessoas bloquearem uma conta.”

Não é propriamente uma maneira de evitar que haja muitas pessoas a bloquear uma só página. De acordo com um antigo engenheiro da rede social, este erro é apenas uma consequência da forma como os bloqueios estão codificados no site. Ainda assim, se estiver muita vontade de bloquear alguém da família Zuckerberg, pode sempre optar pela irmã de Mark, Randi Zuckerberg, ou pelo cão Beast.