Aconteceu no Condado de Cobb, no Estado da Geórgia, no sul dos Estados Unidos, há mais de um ano, mas só esta quinta-feira se tornou público. E já teve consequências: o processo de despedimento de Greg Abbott, o agente que aparece no vídeo que entretanto se tornou viral, está neste momento em curso.

Numa altura em que a violência e brutalidade por parte da polícia contra cidadãos afro-americanos estão na ordem do dia nos EUA, nomeadamente nos estados mais a sul do país (caso da Geórgia), o vídeo em que Abbott aparece a sossegar uma automobilista que acabou de deter por condução sob efeito de álcool ou substâncias assumiu contornos de escândalo.

Com o carro parado na berma da estrada, o agente pede à condutora, ainda ao volante, que faça um telefonema. Pelo que se percebe, a mulher estaria à espera de alguém que a fosse buscar, Abbott diz-lhe que cancele essa boleia. “Vou detê-la e mandar rebocar o carro”. Como ela não se mexe, ele aponta-lhe para as pernas:

— “Use o seu telefone, está aí, no seu colo!”
— “Ok… Só não quero baixar as mãos… desculpe, mas já vi demasiados vídeos de polícias…”
— “Mas você não é negra! Lembre-se, nós só matamos pessoas negras. Nós só matamos pessoas negras, certo? Em todos esses vídeos, viu algum branco ser morto?”

O agente até podia estar a ser irónico, como têm defendido inúmeros internautas, mas de pouco lhe serviu. Um ano após a câmara instalada no carro da patrulha ter captado o momento, o vídeo foi divulgado e o destino do agente decidido. À imprensa, o advogado de Greg Abbott garantiu que o tenente já não se encontra em funções.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR