Fado

Festival do Fado estreia-se em Barcelona neste fim de semana

431

O Festival do Fado chega este fim de semana a Barcelona. As artistas Carminho e Ana Moura estão previstas atuar. Além de concertos, há exposições, conferências e projeções de filmes dedicados ao fado.

JOSE SENA GOULAO/LUSA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

As fadistas Carminho e Ana Moura atuam este sábado e domingo, respetivamente, em Barcelona, no âmbito da primeira edição do Festival do Fado naquela cidade.

“O Festival do Fado chega a Barcelona e estreia-se com dois dos maiores nomes do fado atual: dia 02 de setembro [hoje] o Teatro Barts recebe Carminho e, no dia seguinte, é a vez de Ana Moura subir ao palco”, referiu a promotora Everything is New em comunicado esta semana.

A primeira edição do Festival do Fado, que decorre sob o tema “O Fado e as Artes” inclui, além dos concertos, “a projeção de filmes portugueses, um ciclo de conferências e uma exposição representativa do Fado”.

Na conferência “A Arte de fazer Fado”, marcada para domingo no Museu Marítimo de Barcelona, “irá debater-se a importância do Fado enquanto Arte”. O mesmo museu irá acolher a exposição “O Fado na Arte Portuguesa”, produzida pelo Museu do Fado. No mesmo local serão exibidos o ciclo de curtas-metragens “O Fado e o Cinema de Animação”, hoje, e o filme “Fado”, de Maurice Mauriad, no domingo.

O Festival do Fado realizou-se pela primeira vez em 2011, em Madrid, e teve já edições em Sevilha (Espanha), Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colombia), Santiago do Chile (Chile), Lima (Peru), Cidade do Panamá (Panamá), Rabat (Marrocos), Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil).

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Crónica

A filosofia pelo fado (IV)

Miguel Tamen

Um grande fado nunca depende dos sentimentos de quem canta: depende de se achar que os outros não têm sentimentos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site