Donald e Melania Trump partiram, este sábado, para o Texas e para o Luisiana para estar com as pessoas afetadas pelo Furacão Harvey. É a segunda visita do casal ao Texas em apenas uma semana.

E parece que as críticas feitas às roupas (e aos sapatos) escolhidos pelo Presidente dos EUA e a sua mulher, para a última visita a Houston, fizeram pouco efeito. Melania Trump voltou a aparecer de sapatos de salto alto antes de embarcar para o avião Air Force One, mas desta vez de vestido bege e óculos de sol — apesar da chuva que se fazia sentir no local. Já Donald Trump voltou a aparecer de blusão escuro, mas com umas calças no mesmo tom (sendo que da última vez eram bege).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À semelhança do que aconteceu da última vez, à chegada a Houston, a primeira-dama estava com um estilo mais descontraído: calças verdes escuras, camisa azul e um boné a dizer “Texas” — na visita da passada terça-feira, o boné dizia FLOTUS (iniciais de “First Lady Of The United States”, primeira-dama dos Estados Unidos).

O Presidente norte-americano foi muito criticado ao longo da semana por, na última visita, não ter estado com sobreviventes — praticamente não falou deles — e por não ter ido aos locais afetados pelo furacão, tendo-se encontrado com as autoridades locais e com os operacionais. Vários órgãos de comunicação estão a referir-se a esta segunda visita como “um teste à empatia” do líder norte-americano.

Na quarta-feira, o Presidente ainda fez um tweet, a dizer que tinha visto, “em primeira mão, o horror e a devastação” causados pelo furacão, mas jornalistas que o acompanharam na visita negaram estas afirmações, lê-se na CNN. Segundo o Washington Post, o Presidente não pode ir ter com as vítimas e deslocar-se aos locais mais devastados por uma questão de segurança e de logística.

O que não aconteceu neste sábado. As fotografias partilhadas por um jornalista da CBS mostram Trump e Melania, juntamente com o Governador do Texas Greg Abbott, com crianças no NRG Stadium, em Houston, que está a abrigar várias famílias.

Em declarações aos jornalistas, Donald Trump afirmou que as famílias com quem contactou no estádio pareciam felizes. “Estavam simplesmente felizes… [havia] muita felicidade. Tem sido muito simpático. Foi uma coisa ótima. Por mais duro que tenha sido, foi uma coisa ótima. Tem sido muito bonito”, disse o Presidente dos EUA, citado pela CBS.

O casal Trump foi ainda fotografado a distribuir refeições, num abrigo, aos sobreviventes da maior tragédia dos últimos 50 anos no Texas e que fez até ao momento 47 mortos.

O Presidente dos Estados Unidos já pediu ao Congresso 7,8 mil milhões de dólares (mais de seis mil milhões de euros) para dar início à recuperação. O Governador do Texas, por sua vez, diz que deverão ser precisos mais de 125 mil milhões de dólares, refere a Reuters.