O diretor do gabinete de risco soberano da agência norte-americana de rating Moody’s, Dietmar Hornung, está otimista quanto à situação portuguesa. “Tendo em conta que vemos um bom desenvolvimento em Portugal, podemos prever uma melhoria nos próximos 12 meses“, disse Hornung à SIC, abrindo assim a porta a uma subida do rating da dívida pública portuguesa durante o próximo ano. Atualmente, a Moody’s classifica a dívida nacional como ‘lixo’.

Em declarações ao canal de televisão português, Hornung disse que a agência está atenta “às atuais negociações do orçamento para 2018” e que crê que o executivo português se manterá num caminho de equilíbrio financeiro. “O Governo tem consciência que Portugal sentiria pressão por parte dos mercados se saísse desse caminho”, afirmou. “Portugal demonstrou um nível muito significativo de força institucional e está prestes a tornar-se uma história de sucesso dos países alvo de resgate”.

Hornung admitiu ainda que a Moody’s prevê um défice de 1,8% para 2017 e uma subida para 2% em 2018 devido a algum “relaxamento fiscal”. O diretor do gabinete de risco soberano confirma assim a informação que já tinha sido avançada pela própria agência na passada sexta-feira. A Moody’s tinha decidido então manter a notação de crédito da dívida pública portuguesa em Ba1, mas alterou na altura a perspetiva de “estável” para “positiva”, justificando a decisão com a “resistência” do crescimento económico português, a recuperação do investimento, os progressos nas finanças públicas e as melhorias na estrutura da dívida.

Moody’s mantém dívida no nível de “lixo” mas muda perspetiva para positiva

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR