A quarta edição do concurso internacional “Chivas Venture” arranca esta terça-feira com o objetivo de atribuir um milhão de dólares (cerca de 840 mil euros) às startups de 29 países que apresentem os melhores projetos com “uma vertente de impacto social e ambiental”. A iniciativa parte da marca escocesa de whisky Chivas e, pelo terceiro ano consecutivo, inclui Portugal.

Os irmãos James e John Chivas, que fundaram a marca, foram partilhando ao longo dos anos o sucesso do negócio com a comunidade local, nomeadamente através de donativos à igreja e às instituições de ensino. Esse valor de generosidade e partilha são a premissa deste concurso, que já deu frutos, como garantiu o diretor de marketing da Chivas Regal, Richard Black.

Através do nosso fundo anual de um milhão de dólares, foi possível acelerar o crescimento de alguns dos negócios mais valiosos em termos sociais – os quais estão agora a demonstrar um impacto real em todo o mundo.”

Para Black, trata-se de honrar a herança dos fundadores e de reunir e apoiar “ideias que podem verdadeiramente melhorar o futuro coletivo”.

Podem participar empresas que estejam em fase de lançamento e que “procurem trazer benefícios para a sociedade e o ambiente”. A seleção é feita em cada país, sendo que participam nesta edição 29 países de cinco continentes. Em cada país será apurado apenas um vencedor, que competirá contra os 29 selecionados para escolher cinco finalistas. As startups vencedoras da primeira edição acabaram por se expandir a 50 países.

As candidaturas podem ser enviadas até 30 de outubro através do site oficial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR