Condecorações

Presidente da República condecora Leonor Beleza com a Grã-Cruz do Infante Dom Henrique

O Presidente da República condecorou a presidente da Fundação Champalimaud com a Grã-Cruz do Infante Dom Henrique, distinguindo o seu mérito na liderança desta instituição.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Lisboa, 05 set (Lusa) – O Presidente da República condecorou hoje a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, com a Grã-Cruz do Infante Dom Henrique, distinguindo o seu mérito na liderança desta instituição considerada fundamental para a projeção externa de Portugal.

Marcelo Rebelo de Sousa procedeu a esta condecoração no encerramento da cerimónia de entrega do Prémio António Champalimaud de Visão, no valor de um milhão de euros, que este ano foi atribuído às instituições internacionais Sightsavers e CBM pelo trabalho contra a cegueira e doenças oculares em países mais pobres.

“O que conta é o reconhecimento objetivo do Presidente da República a quem pôs de pé e materializou uma instituição marcante para a nossa afirmação cá dentro e lá fora num domínio crucial para a humanidade neste desafiante século XXI. Esse mérito cívico deve ser sublinhado e traduz-se na projeção de Portugal no mundo, através de milhares de portugueses e não portugueses que investigam, aplicam e, sobretudo, beneficiam deste imenso esforço coletivo”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, justificando a condecoração à antiga ministra social-democrata.

Este ato do Presidente da República foi presenciado pelo primeiro-ministro, António Costa, pelo antigo chefe de Estado António Ramalho Eanes, e pelos líderes do PSD e CDS-PP, respetivamente Pedro Passos Coelho e Assunção Cristas, entre outras individualidades.

PMF // JPS

Lusa/fim

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Aquecimento Global

Salvem-nos dos salvadores do mundo

Paulo Tunhas

Na controvérsia sobre o chamado aquecimento global, a dimensão científica e a dimensão política quase se confundem. Há uma passionalidade extrema que vicia a discussão de forma muito notória.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site