Parte das novidades da Mercedes-Benz para ao próximo Salão Automóvel de Frankfurt, o restyling dos Classe S Coupé e Cabriolet acaba de ser antecipadamente desvendado, a poucos dias da abertura da exposição alemã. Confirmando, além de alguns retoques de pormenor na estética, motores renovados e mais equipamento.

Entre as novidades, no caso do Classe S Coupé, a introdução do novo V8 4,0 litros biturbo já disponível no S560 sedan, e que, importado do AMG GT, anuncia nesta nova variante 463 cv e 700 Nm de binário. Garantindo assim uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos, a par de uma velocidade máxima electronicamente limitada a 209 km/h. De série, a tracção integral 4Matic, deixando de existir a opção da tracção apenas traseira.

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Em termos estéticos, os pára-choques dianteiro e traseiro surgem redesenhados, sendo acompanhados de novas ópticas, farolins OLED e novas saídas de escape.

No habitáculo, o interface Energizing Comfort passa a vir igualmente de fábrica, oferecendo modos predefinidos de accionamento do aquecimento e sistema de massagem dos bancos, das luzes ambiente, dos modos de condução e até do sistema de som. Ainda no interior, o volante redesenhado passa a ostentar comandos idênticos aos existentes no Classe E, além de um ecrã de 12,3″, parte do sistema de infoentretenimento, que surge agora integrado no tablier e no seguimento do painel de instrumentos.

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Quanto ao Cabriolet, distingue-se da variante fechada não pelo motor, já que ostenta o mesmo V8 4,0 litros biturbo de 463 cv e 700 Nm, mas sim pelo facto de estar disponível apenas com tracção traseira. Anunciando, ainda assim, acelerações dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos, com a velocidade máxima a surgir, também aqui, limitada a 209 km/h.

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Ostentando as mesmas alterações exteriores e interiores do Coupé, o renovado S Cabrio mantém igualmente a possibilidade de contar com deflector de vento Aircap e aquecimento da zona do pescoço Airscarf, sendo que, da (extensa) lista de opcionais, fazem parte soluções como a mais recente evolução do Driver Assistance System com tecnologias de condução autónoma, além do sistema de estabilidade Magic Body Control.

Versões AMG com mais potência

Falando das versões Mercedes-AMG, a proposta de entrada S63 Coupé passa, com este restyling, a ostentar uma variante mais potente do já citado V8, com 603 cv de potência e 900 Nm de binário, acoplada à já conhecida caixa automática de dupla embraiagem e nove velocidades 9G-Tronic. Contando igualmente com o apoio do sistema 4Matic, uma ajuda na aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos, com a velocidade máxima (anunciada) a surgir aos 300 km/h.

Equipado de série com um novo sistema de escape desportivo e suspensão desportiva AMG, o S63 dispõe ainda de discos de travão maiores, rodas de 20″ com pneus desportivos, além de uma série de retoques na estética exterior, destinados a garantir um visual mais agressivo.

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Já no caso da carroçaria Cabriolet, destaque para o facto de este ser o único descapotável da família equipado com sistema 4Matic, além de envergar todos os upgrades do Coupé. Nomeadamente a aplicação AMG Track Pace, o sistema de escape desportivo, a suspensão desportiva Airmatic, os discos de travão maiores e as jantes de 20”. Mantendo-se a solução em carbocerâmica, para o sistema de travagem, como um opcional.

Finalmente, o topo de gama S65 Coupé passa a contar com um V12 6,0 litros biturbo de 621 cv e 1.000 Nm de binário, gerido por uma caixa automática de sete velocidades, que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em não mais que 4 segundos, terminando numa velocidade máxima anunciada de 300 km/h.

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Disponível apenas com tracção traseira, este modelo passa a contar, a exemplo do irmão mais “pequeno”, com todas as mais-valias que só as propostas AMG possuem, podendo ainda recorrer a uma extensa lista de opcionais, para escolher um dos muitos desenhos de jantes, um dos muitos packs de equipamento como são os casos do AMG Night Package ou do Carbon Fiber Package, ou ainda de discos de travão em carbocerâmica. Características que se estendem também ao Cabriolet.