Edição especial e limitada do mais famoso dos modelos da Porsche, que simbolizou uma espécie de regresso à pureza do produto tantas vezes defendido pelos maiores indefectíveis da marca de Estugarda, o 911 R dado a conhecer no Salão de Genebra de 2016 foi, literalmente, a realização de um sonho, embora para não mais que 911 clientes. Algo que a marca de Estugarda quer agora resolver, anunciando uma nova versão purista do mesmo modelo, já sem quaisquer limitações em termos de produção.

Medida que, certamente, só não agradará àqueles que conseguiram garantir uma das 911 unidades iniciais, ou que pagaram verdadeiras fortunas por uma das unidades já com dono, a decisão agora tomada pela Porsche foi comunicada pelo responsável máximo pelo Desenvolvimento e Pesquisa da marca, Michael Steiner. Que, em declarações à britânica Autocar, defendeu existir potencial “para mais versões puristas de desportivos, sem qualquer limitação em termos de produção”.

Afirmando ser importante para a Porsche oferecer versões 911 “divertidas de conduzir em estrada, não apenas em pista”, Steiner só não quis revelar se o modelo em questão terá por base o actual 911, ou se será lançado com a próxima geração, que deverá chegar ao mercado lá mais para o final da presente década.

No entanto, e uma vez que o actual 911 ainda tem muito caminho pela frente, o mais certo é que surja ainda com a geração em comercialização. Seguindo o mesmo conceito que presidiu ao 911 R – motor naturalmente aspirado e caixa manual.

Sobre a série especial desvendada em 2016, importa recordar que acabou por provocar um autêntico frisson entre os clientes mais indefectíveis da marca de Estugarda, por representar o regresso ao purismo, no modelo 911. Alguns clientes que não conseguiram garantir uma das 911 unidades originais acabaram por pagar fortunas, para ficar com um dos carros já com proprietário. Falando-se, inclusivamente, em casos como o de um dono de uma unidade que vendeu o seu 911 R, pelo qual terá pago cerca de 240 mil euros, por pouco mais de um milhão de euros.

A par deste anúncio, a Porsche poderá estar a preparar uma edição limitada do Speedster, a exibir já no próximo Salão Automóvel de Frankfurt. Sendo que, em agenda, deverá estar ainda uma evolução do GT3 RS, assim como um novo Touring Package para esse mesma versão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR