Zander Venezia, de 16 anos, morreu esta terça-feira quando estava a fazer surf durante o furacão Irma, na ilha de Barbados. Segundo a publicação Surfline, que avançou com a notícia, o surfista terá caído da prancha e batido num recife. A autópsia revelou que o jovem ficou inconsciente depois de cair da prancha e morreu afogado, lê-se no jornal inglês Daily Mail.

O atleta, descrito pela Surf Portugal como “um dos mais jovens promissores surfistas de Barbados”, era apenas um dos muitos surfistas que estava a surfar ondas provocadas pela força do furacão, na praia conhecida como Box by Box.

Zander Venezia terá dito ao surfista Dylan Graves, depois de ter testado as ondas, que tinha surfado a “melhor onda da sua vida”.

Quem também se encontrava no local era Nathan Florence, irmão do campeão do mundo de surf John John Florence, que foi o primeiro a retirar o jovem surfista da água e a fazer manobras de reanimação. “O Zander estava a sangrar e não se mexia”, descreve Alan Burke, um instrutor de surf que também estava no local, à Surfline, acrescentando que a Box by Box é um local “muito difícil” de surfar e que tem diversas rochas a “sair do mar”.

Uma ambulância foi chamada ao local e o atleta foi levado para o hospital, mas acabou por morrer. “Desde a altura em que Nathan tirou Zander da água até ao momento em que chegaram ao hospital foram cerca de 75 minutos de manobras de reanimação sem parar”, acrescentou Burke.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR