Doenças Mentais

Privação de sono leva ao aumento de problemas mentais

890

Um estudo da Universidade de Oxford concluiu que a privação de sono leva ao aumento de problemas mentais. Tratando as insónias, reduzem as alucinações, as paranóias e as ansiedades.

O estudo reuniu uma equipa de investigadores de várias instituições do Reino Unido

Scott Wintrow/Getty Images

A privação de sono pode contribuir para o aparecimento de problemas de saúde mental. A conclusão é de um grupo de investigadores da Universidade de Oxford, publicado no jornal científico Lancet Psychology, que analisou a ligação entre dormir e a incidência de problemas mentais. O estudo percebeu que pessoas que fizeram sessões de terapia para combater as insónias conseguiram reduzir a incidência de pequenas experiências psicóticas, como alucinações ou paranóias — além de terem aumentado a qualidade de sono.

O trabalho reuniu uma equipa de investigadores de várias instituições do Reino Unido e inquiriu mais de 3.700 estudantes de 26 universidades do país que tinham um historial de insónias. Os inquéritos online dividiram aleatoriamente os participantes em dois grupos: aqueles que iam receber o tratamento terapêutico online com sessões entre seis e 20 minutos, e aqueles que não iam passar por essas sessões. Os grupos foram avaliados no início do questionário e ao fim de três, 10 e 22 semanas.

Os resultados mostraram melhorias tanto na qualidade de sono como na ausência de problemas mentais nos indivíduos que passaram pela terapia. A incidência de insónias nesses indivíduos caiu para quase metade em 10 semanas. Os sintomas de ansiedade e depressão caíram cerca de um quinto, tal como os sintomas de paranóia (25%) e alucinações (30%).

Os investigadores acreditam que a melhoria desses indicadores se traduz numa melhoria do bem-estar. Ainda assim, ressalvam que houve cerca de 50% de taxa de abandono, com apenas 18% a concluir seis semanas de tratamentos terapêuticos. Esse abandono permitiu no entanto perceber outros cenários, já que esses problemas mentais continuaram ou pioraram em alguns casos. As conclusões apontam assim para uma ligação entre falta de sono e problemas mentais, ainda que as experiências mentais a afetar o sono tenham menos expressão. Embora nenhum indivíduo da amostra tivesse um diagnóstico de doenças mentais, os investigadores dizem que as insónias só por si já são um fator para o aparecimento de graves problemas psicológicos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Angola

João Lourenço e MPLA: estamos juntos?

José Pinto

Apesar do seu debilitado estado de saúde, José Eduardo dos Santos ainda é o Presidente do MPLA. As exonerações dos seus familiares diretos dificilmente mereceram a sua aquiescência.

Caso José Sócrates

Quid custodiet custodiam?

Luís Ribeiro

Agora que o puzzle está claro, quanto será reaberto o inquérito ao crime contra o Estado de Direito para conhecermos a cumplicidade dos que então eram os mais altos responsáveis da Justiça portuguesa?

Pobreza

Amar com obras e não com palavras

P. Miguel Almeida, sj

Há uma diferença entre culpa e responsabilidade. O facto de não termos culpa de haver fome e pobreza no mundo não nos isenta da responsabilidade, simplesmente porque somos todos irmãos em humanidade.

Panteão Nacional

O sacrossanto panteão de Santa Engrácia

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
112

Se a república é laica, porque se apropriou de uma antiga igreja católica para seu panteão nacional? O laicismo não é capaz de arranjar um espaço próprio, onde sepultar os seus próceres?

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site