Venezuela

UE poderá debater sanções contra a Venezuela nos próximos dias

Os 28 Estados-membros da União Europeia poderão começar a debater a adoção de sanções contra a Venezuela "nos próximos dias", disse a chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini.

Federica Mogherini sublinhou haver "total unidade dos 28 Estados-membros" sobre a Venezuela

DONDI TAWATAO / POOL/EPA

Os 28 Estados-membros da União Europeia (UE) poderão começar a debater a adoção de sanções contra a Venezuela “nos próximos dias”, disse esta sexta-feira a chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini.

“Esse debate poderá começar nos próximos dias entre os Estados-membros”, disse Mogherini, em conferência de imprensa, no final da reunião informal dos ministros dos Negócios estrangeiros da UE em Tallin.

Mogherini acrescentou ainda ter apresentado um documento com as diferentes possibilidades sobre como ajudar a Venezuela a encontrar uma solução pacífica para a crise.

Para já, o foco está na atividade diplomática e política que desenvolvemos em total coordenação com os diferentes Estados-membros”, salientou.

A Alta Representante para a Política Externa e de Defesa da UE adiantou que “entre as opções, há indicações da possibilidade de introdução de medidas seletivas”, debate que poderá acontecer “nos próximos dias”.

Federica Mogherini sublinhou haver “total unidade dos 28 Estados-membros” sobre a Venezuela e garantiu que há coordenação entre os 28 e Bruxelas, “especialmente a nível dos contactos diplomáticos e do trabalho político, tanto com os interlocutores venezuelanos como com os atores regionais e internacionais”.

A Venezuela está mergulhada há vários meses numa profunda crise económica, política e institucional e a repressão aos protestos contra o regime de Maduro já causou pelo menos 125 mortos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site