Bugatti

Quer ver como é atingir 400 km/h em 32,6 segundos?

158

Não há muitas coisas que se consigam fazer em pouco mais de 32 segundos e poucas serão mais divertidas – ou assustadoras – do que ir de 0 a 400 km/h num ápice. Só com um Chiron de 1500 cv.

Autor
  • Alfredo Lavrador

O mais ridículo de tudo isto é que, depois de atingir 400 km/h, o belo e possante Bugatti Chiron ainda está a 63 km/h da sua velocidade máxima teórica, valor que só não atinge já porque a Michelin ainda está a desenvolver uns pneus que suportem esse esforço brutal.

Conduzido pelo piloto de testes da marca, Andy Wallace, o Bugatti Chiron foi submetido a uma prova de arranque, para determinar de quanto tempo necessita para superar os primeiros 100 km/h, gracinha que atingiu logo 2,54 segundos depois de ter iniciado a sua marcha. O arranque serviu também para fixar o melhor tempo nos segundos 100 km/h (6,4 seg), nos terceiros (13,4 seg) e até mesmo nos quartos, fasquia que alcançou após 32,6 segundos. E, se Wallace continuasse a acelerar, iria rapidamente atingir 420 km/h, o máximo a que o Chiron pode rodar com os pneus actuais.

No vídeo, agora divulgado pela Bugatti, é fácil apercebermo-nos que a câmara só pode estar montada num Chiron igual ao que está a realizar o arranque, pois o ritmo de aceleração é idêntico em ambos. E não há nada, sem ser este Bugatti, que cumpra 0 a 400 km/h em pouco mais de meio minuto.

Mas a Bugatti é uma marca responsável, pelo que vende o Chiron a qualquer um, mas não com a potência toda, isto é, limitando-o na sua capacidade de alcançar uma velocidade máxima desta ordem de grandeza. Assim, se tirou a carta ontem, ou não quer apanhar sustos, o construtor fornece-lhe um “Chironzinho”, limitado a uns míseros 381 km/h. Vai passar pela vergonha de ser ultrapassado por tudo o que é automóvel. Ou talvez não.

Depois e se não bater com o Bugatti em lado nenhum durante uns tempos, pode pedir com jeitinho que lhe desbloqueiem o limitador e já está: 420 km/h. Finalmente, acabaram-se as desculpas para chegar atrasado ao escritório.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Governo

A plateia dos patetas

Maria João Avillez

Um misto de leveza, manha, irresponsabilidade. Uma manipulação a partir do palco do poder para a plateia de patetas onde quem não é da geringonça é suposto estar sentado.

Agências de Rating

De BB+ para BBB-

Luís Aguiar-Conraria

A procissão ainda vai no adro. Para a Fitch e a Moody’s a dívida portuguesa anda é investimento especulativo. E, enquanto estivermos muito endividados, estaremos sujeitos aos maus humores dos mercados

Fernando Medina

Síndrome de Lisboa

Maria João Marques

O carro é um meio de transporte legítimo, os proprietários pagam impostos, pelo que têm direito a usá-lo quando assim lhes for mais confortável e conveniente, sem serem demonizados pelo edil lisboeta.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site