Podia ser só um triângulo preto sem graça, mas é o protagonista de um livro infantil. Jon Klassen está de volta às livrarias portuguesas e isso significa que o seu traço minimal voltou a fazer das suas. Desta vez, provando que algo tão reto e rígido como a geometria pode ganhar vida com um simples par de pernas e outro de olhos.

Triângulo é a primeira parte de uma trilogia que volta a unir o ilustrador canadiano a um texto de Mac Barnett. E porque é que isto é importante? Porque a parceria vale ouro — ou pelo menos já valeu duas medalhas Caldecott — e porque encontrar estes dois nomes na capa de um livro significa que lá dentro não faltarão razões para rir. Aconteceu no título igualmente publicado na coleção Orfeu Mini, Uma Aventura Debaixo da Terra, e acontece agora neste Triângulo.

O livro chega às livrarias esta semana, na coleção Orfeu Mini. Preço: 14€

O protagonista está na capa e é apresentado logo nas primeiras páginas: “Este é o Triângulo” e, logo a seguir, “este é o Triângulo na casa dele”(há uma moldura com um retrato e uma porta com a mesma forma, uma delícia). Da mesma forma direta e concisa surge a história: um dia, o Triângulo decide sair de casa e ir pregar “uma valente partida” ao Quadrado. Assim, desarmantemente simples e ao mesmo tempo eficaz, o livro tem tudo para se tornar um favorito das crianças a partir dos dois anos graças à premissa quase nonsense e à execução de Klassen, que à semelhança do que já acontecia com a trilogia dos Chapéus (Quero o Meu Chapéu, Este Chapéu Não é Meu e Achámos um Chapéu), parece ter visto os filmes de Buster Keaton com atenção para saber que dois olhos conseguem ser mais eloquentes — e cómicos — do que os maiores esgares.

Num fundo negro, são de facto os olhos que revelam tudo sobre as personagens. Neste primeiro volume são apresentadas duas, mas este é só o primeiro álbum de uma Trilogia das Formas que inclui três histórias — incluindo um volume protagonizado por um círculo — e que será integralmente publicada em Portugal (em setembro de 2018 e setembro de 2019). Derradeira ironia? Todos os livros são em formato quadrado e com a maioria das ilustrações a ocupar duas páginas, para ler em retângulo.

A trilogia das formas inclui um livro dedicado ao triângulo, outro ao quadrado (a sair em 2018) e um terceiro ao círculo (2019).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR