Literatura Infantil

A geometria está viva na nova trilogia para crianças de Jon Klassen

Com um par de pernas e de olhos, Jon Klassen dá vida a um triângulo e a um quadrado no primeiro livro de uma trilogia dedicada às formas geométricas. Também dá vontade de rir.

“Este é o Triângulo na casa dele”, lê-se numa das primeiras páginas.

© Ilustração de Jon Klassen

Podia ser só um triângulo preto sem graça, mas é o protagonista de um livro infantil. Jon Klassen está de volta às livrarias portuguesas e isso significa que o seu traço minimal voltou a fazer das suas. Desta vez, provando que algo tão reto e rígido como a geometria pode ganhar vida com um simples par de pernas e outro de olhos.

Triângulo é a primeira parte de uma trilogia que volta a unir o ilustrador canadiano a um texto de Mac Barnett. E porque é que isto é importante? Porque a parceria vale ouro — ou pelo menos já valeu duas medalhas Caldecott — e porque encontrar estes dois nomes na capa de um livro significa que lá dentro não faltarão razões para rir. Aconteceu no título igualmente publicado na coleção Orfeu Mini, Uma Aventura Debaixo da Terra, e acontece agora neste Triângulo.

O livro chega às livrarias esta semana, na coleção Orfeu Mini. Preço: 14€

O protagonista está na capa e é apresentado logo nas primeiras páginas: “Este é o Triângulo” e, logo a seguir, “este é o Triângulo na casa dele”(há uma moldura com um retrato e uma porta com a mesma forma, uma delícia). Da mesma forma direta e concisa surge a história: um dia, o Triângulo decide sair de casa e ir pregar “uma valente partida” ao Quadrado. Assim, desarmantemente simples e ao mesmo tempo eficaz, o livro tem tudo para se tornar um favorito das crianças a partir dos dois anos graças à premissa quase nonsense e à execução de Klassen, que à semelhança do que já acontecia com a trilogia dos Chapéus (Quero o Meu Chapéu, Este Chapéu Não é Meu e Achámos um Chapéu), parece ter visto os filmes de Buster Keaton com atenção para saber que dois olhos conseguem ser mais eloquentes — e cómicos — do que os maiores esgares.

Num fundo negro, são de facto os olhos que revelam tudo sobre as personagens. Neste primeiro volume são apresentadas duas, mas este é só o primeiro álbum de uma Trilogia das Formas que inclui três histórias — incluindo um volume protagonizado por um círculo — e que será integralmente publicada em Portugal (em setembro de 2018 e setembro de 2019). Derradeira ironia? Todos os livros são em formato quadrado e com a maioria das ilustrações a ocupar duas páginas, para ler em retângulo.

A trilogia das formas inclui um livro dedicado ao triângulo, outro ao quadrado (a sair em 2018) e um terceiro ao círculo (2019).

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: adferreira@observador.pt
Estado

O Estado e a verdade

Rui Ramos

Este é um Estado que teve seis anos José Sócrates à frente do governo, carregado de suspeitas de corrupção, mentira e conspiração contra o Estado de direito – e nada fez para esclarecer as dúvidas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site