Procuradores brasileiros estão a investigar relatos de que os garimpeiros podem ter matado índios de uma tribo isolada na Amazónia.

A Fundação Nacional do Índio (Funai), órgão responsável pela proteção dos índios do Brasil, informou em comunicado divulgado esta segunda feira que pediu aos procuradores que examinassem o assunto depois de ouvir relatos sobre um ataque contra indígenas que vivem em Vale do Javari, no Amazonas.

Os índios que podem ter sido assassinados não têm contacto com o homem branco e moram nas proximidades dos rios Jandiatuba e Jutaí, na fronteira do Brasil com o Peru, a cerca de mil quilómetros de Manaus, capital do Amazonas.

“A denúncia surgiu depois que alguns garimpeiros foram vistos no município de São Paulo de Olivença, no oeste do Amazonas, falando sobre o ataque. Servidores da Funai fizeram o primeiro levantamento e entenderam ser necessário apresentar a denúncia”, destacou aquela entidade.

Os suspeitos foram detidos para interrogatório, mas não confirmaram nenhuma morte.

“Apesar das dificuldades enfrentadas para chegar ao local (12 horas de barco no período de seca), a Funai está empenhando todos os esforços para apoiar o Ministério Público e a Polícia Federal na investigação”, concluiu a nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Ministério Público Federal (MPF) do Brasil confirmou que abriu uma investigação, mas não deu detalhes sobre o caso.

Segundo a organização não governamental Survival International, a área onde pode ter ocorrido o ataque é o sítio onde existem mais tribos não contactadas na Terra.

Num comunicado, o diretor da Survival International, Stephen Corry, destacou que caso tais relatos sejam confirmados “o Presidente [Michel] Temer e seu Governo possuem uma grande responsabilidade por este ataque”.

“O corte no orçamento da Funai deixou dezenas de tribos isoladas sem defesa contra milhares de invasores – garimpeiros, fazendeiros e madeireiros – que estão desesperados para roubar e pilhar suas terras”, destacou.

“Todas estas tribos deveriam ter tido suas terras devidamente reconhecidas e protegidas há anos (…) e este suposto massacre poderia ter sido, e foi, previsto”, concluiu o diretor da Survival International.

Os povos isolados são particularmente vulneráveis e os grupos indígenas no Brasil em geral queixaram-se de que o seu modo de vida está cada vez mais ameaçado por conflitos de terra.