Quando são pequenos, estes buracos que parecem nascer do nada, quanto muito rebentam pneus e partem jantes. Mas quando são grandes – e há uns enormes, que quase parecem dar acesso ao lado do mundo –, os danos podem ser catastróficos, podendo engolir veículos inteiros, como se nada fosse.

Abatimentos de terra, ou rebentamentos de grandes condutas de esgotos, são tradicionalmente o que provoca o aparecimento destes gigantescos buracos, mas raramente o seu “nascimento” é filmado ao vivo e a cores, para que se veja como tudo acontece e, mais do que isso, a rapidez com que se abre o que parece ser um acesso ao centro da terra. Tudo numa questão de segundos.

Vem isto a propósito de um buracão de tamanho familiar que resolveu surpreender os cidadãos de Beihai, na China. Em abono da verdade, toda a população chinesa já parece ter os olhos em bico, mas este cidadão, que se deslocava pacatamente na sua scooter, ficou com eles ainda mais esbugalhados quando viu o fim-do-mundo abrir-se, literalmente, à sua frente. E, apesar de ter mais de tempo para parar, ou desviar-se, optou por cair direitinho lá dentro. Ao que parece e felizmente, conseguiu sair vivo e sem grandes maleitas do “mergulho” para a escuridão.

[jwplatform aiUqfFBX]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR