Pela internet circulam vídeos, imagens e conselhos falsos relativamente ao furacão Irma. Um vídeo falso chegou mesmo a ser partilhado pelo responsável das redes sociais da Casa Branca. O jornal americano Washington Post e a revista Newsweek fizeram uma compilação das várias notícias falsas que andam pelas redes sociais. Aqui ficam alguns exemplos:

Vídeo de aeroporto cheio de água não é de Miami

Um vídeo de um aeroporto onde se vêem vários aviões numa pista repleta de água não corresponde ao aeroporto de Miami. Aliás, o mesmo vídeo aparece no YouTube como sendo o aeroporto do México.

https://www.youtube.com/watch?v=r8bI3XhIC24

Uma das pessoas a partilhá-lo foi o diretor das redes sociais da Casa Branca, Dan Scavino.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi o próprio aeroporto de Miami a avisar Scavino, que tem publicado várias imagens e vídeos das redes sociais relativamente ao furacão Irma, de que aquelas imagens não correspondiam ao aeroporto de Miami e Scavino acabou por apanhar o tweet.

Baixa de Miami não está submersa

Com a chegada do Irma ao estado da Florida, começaram a surgir vários vídeos da devastação em Miami. Um deles foi este vídeo que, ainda que corresponda à cidade norte-americana, dá a ideia errada de que a baixa de Miami está submersa.

Um jornalista do canal de meteorologia Weather Channel publicou um vídeo semelhante, da mesma zona em Miami, mas com uma legenda mais correta. “Águas agitadas na zona de Brickell em Miami e ao longo do rio Miami”, lê-se no tweet de Mike Seidel.

Mapas falsos da evolução do furacão

Nas redes sociais também anda a circular uma imagem falsa da evolução do Irma, mostrando o furacão a atingir a cidade de Houston. Uma publicação de Facebook com essa imagem teve mais de 36 mil partilhas.

https://twitter.com/passantino/status/903651441792999425?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.washingtonpost.com%2Fnews%2Fthe-intersect%2Fwp%2F2017%2F09%2F06%2Firma-is-not-a-category-6-hurricane-a-running-list-of-viral-hoaxes-about-the-storm%2F

No início do mês, o Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano (National Weather Service) partilhou uma imagem da evolução do furacão para as pessoas conseguirem distinguir uma imagem verdadeira de uma falsa.

Não ponha objetos de valor na máquina de lavar loiça

As pessoas estão a ser aconselhadas, nas redes sociais, a colocarem os seus objetos de valor na máquina de lavar loiça, uma vez que esta é à prova de água. Mas é uma ideia falsa.

A Maytag Care, que pertence à fabricante de eletrodomésticos Whirlpool, desaconselhou as pessoas a pôr bens valiosos dentro das máquinas de lavar através do Twitter.

Hotéis não são obrigados a aceitar animais de estimação

A Agência Federal de Gestão de Emergências (Federal Emergency Management Agency — FEMA) fez uma lista das várias informações verdadeiras e falsas que andam a circular na sequência do furacão Irma.

Uma delas tem a ver com os animais de estimação. Ainda que todos os abrigos sejam obrigados a aceitar os animais de estimação das pessoas que foram retiradas de suas casas, o mesmo não acontece com os hotéis. A FEMA aconselha mesmo as pessoas a informarem-se previamente se os hotéis e móteis aceitam animais de estimação.