As contraordenações por falta de cinto de segurança e de cadeirinhas para crianças diminuíram sete por cento este ano em relação ao mesmo período de 2016, indicou esta segunda-feira a GNR, quando intensificou a fiscalização a estas infrações.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que intensificou, a partir de hoje e até ao dia 17 de setembro, a fiscalização ao uso do cinto de segurança e de cadeirinhas para crianças nas estradas onde estas infrações são mais frequentes.

Segundo aquela força de segurança, a utilização destes dispositivos reduz a ocorrência e gravidade de lesões sofridas pelos ocupantes de uma viatura em caso de acidente de viação, pelo que a GNR tem dado particular atenção às ações de prevenção e fiscalização desta matéria.

A GNR avança que, este ano, foram registadas 17.363 infrações por falta de cinto de segurança e de sistemas de retenção para crianças, o que corresponde a uma diminuição de cerca de 7% em relação ao período homólogo de 2016 (18 701 infrações).

Os distritos que registam mais contraordenações este ano são o Porto (3.343), Braga (1.860), Leiria (1.214) e Aveiro (1.392).

Esta operação dos cintos de segurança, levada a cabo por militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos comandos territoriais da GNR, é realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é a representante nacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR