Impostos

Imposto sobre rendimento das rendas pode baixar, mas só em alguns casos

Governo está a negociar com os partidos da esquerda uma redução da taxa de IRS relativo às rendas, mas só para quem fizer contratos de longa duração ou que pratiquem rendas mais baixas.

JOSÉ COELHO/LUSA

O Governo socialista está a negociar com os partidos da esquerda uma redução da taxa de IRS relativo às rendas, mas só para quem fizer contratos de longa duração ou que pratique rendas mais baixas. A notícia, avançada pelo Público, tem por base declarações do deputado bloquista Pedro Filipe Soares.

A medida ainda está em negociação, mas é uma tentativa de combater os desafios agravados pelo arrendamento turístico, de curta duração — uma opção que é preferida por muitos arrendatários mas que agrava a escassez de casas para arrendamento tradicional. Há, também, um número de casas que estão desocupadas e cujo regresso ao mercado os partidos da esquerda querem incentivar.

O que está em causa, explicou Pedro Filipe Soares, é “uma diferenciação da taxa liberatória [28%] para senhorios que pratiquem contratos de arrendamento mais longos e a preços controlados”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ecaetano@observador.pt
Saúde Pública

Votar o futuro da Saúde da nação

Francisco Goiana da Silva
154

Resta-nos a nós, cidadãos, esperar que quando esta medida de Saúde Pública [taxa do sal] for votada, os deputados não se esqueçam de acautelar a vontade da sociedade. 

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site