Cinema

“São Jorge” vai representar Portugal nos Óscares e nos Goya

279

A Academia Portuguesa de Cinema escolheu “São Jorge”, do realizador Marco Martins, para representar Portugal na próxima cerimónia dos Óscares e também nos Prémios Goya, da Academia Espanhola.

O filme, com Nuno Lopes no papel principal, estreou a 9 de março em Portugal

D.R.

Os membros da Academia Portuguesa de Cinema escolheram “São Jorge”, do realizador Marco Martins, para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, nos Óscares da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas, e também na categoria de melhor filme ibero-americano nos Prémios Goya, da Academia Espanhola.

“São Jorge” conta a história de Jorge, um pugilista desempregado que tenta a todo o custo encontrar formas de sustentar a sua família durante a crise financeira que se instalou em Portugal em 2011. Este papel valeu ao ator Nuno Lopes o prémio de melhor ator no Festival de Veneza em 2016.

O filme estreou em Portugal no dia 9 de março, contando com a participação de Nuno Lopes, Mariana Nunes, David Semedo, José Raposo, Gonçalo Waddington e Beatriz Batarda nos principais papéis.

A 90ª Gala de entrega dos Óscares está agendada para o dia 4 de março de 2017 em Hollywood, na Califórnia, e vai voltar a ser conduzida por Jimmy Kimmel, tal como em 2017. Já a 32ª Edição dos Prémios Goya está prevista para o dia 3 de fevereiro, em Madrid.

Conseguir um dos cinco lugares que concorrem à estatueta dourada, na cerimónia no Dolby Theatre, não é fácil. A nomeação da Academia Portuguesa de Cinema é o primeiro passo. No ano passado, por exemplo, 89 países submeteram um filme, de onde a Academia Americana selecionou depois nove películas semifinalistas. Nessa altura, cada filme terá de começar uma corrida pelos votos, para conseguir um dos cinco assentos na cerimónia.

No ano passado, a escolha da Academia Portuguesa de cinema foi para “Cartas de Guerra”, do realizador Ivo M. Ferreira, que acabou por não integrar a seleção final dos Óscares.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: socoelho@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site