Pequeno SUV compacto construído em Palmela, na AutoEuropa, a partir da mesma base do Audi Q2 e do Golf, o “português” Volkswagen T-Roc mostrou-se esta madrugada no Salão Automóvel de Frankfurt, na Alemanha. Com o aliciante extra de envergar uma vestimenta mais cativante e desportiva, sob a denominação R-Line!

Com arranque da comercialização agendado já para Novembro, o T-Roc é, também, o primeiro produto da Volkswagen para o cada vez mais competitivo segmento dos SUV e crossovers compactos. E que, embora sendo dos últimos a chegar, promete, desde já e graças a um visual que cativa, fazer mossa entre a concorrência.

Percursor de uma nova estética, o pequeno SUV tem como aspectos mais marcantes uma frente redesenhada, da qual sobressaem aspectos como é o caso da nova grelha frontal de forma hexagonal, mais larga, acompanhada de ópticas que se prolongam pelas laterais.

Para aqueles que gostam de um veículo com um ar mais jovial, é também possível optar por uma pintura bi-color, com o tejadilho e os pilares A e B a destacaram-se da base da carroçaria, graças a uma tonalidade contrastante.

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Passando ao interior do habitáculo, as promessas passam igualmente por um ambiente colorido, que, caso seja esse o desejo do proprietário, também poder ser fortemente tecnológico. Algo que pode ser conseguido, por exemplo, com a inclusão de elementos como um painel de instrumentos totalmente digital ou de um sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 8 polegadas. Sendo que, no caso das versões Comfort, incluído está também o carregador por indução de dispositivos móveis, além de um sistema de som de 300W.

No caso da versão agora desvendada, a mais desportiva R-Line, as diferenças face aos restantes irmãos acabam por se traduzir, exteriormente, num kit estético do qual fazem parte pára-choques redesenhados e um difusor traseiro. Ao passo que, no interior, diferente é o revestimento do tejadilho em preto, pedaleira em aço inoxidável e volante em pele.

Igualmente variada, é a oferta em termos de motorizações. Com as possibilidades, em termos de gasolina, a passarem por um 1.0 TSI de 115 cv, o 1.5 TSI de 150 cv e um 2.0 TSI de 190 cv, enquanto que, a gasóleo, é possível escolher entre o já conhecido 1.6 TDI de 115 cv e um 2.0 TDI, com dois níveis de potência: 150 e 190 cv.

Dependendo sempre do motor escolhido, o T-Roc pode vir equipado tanto com uma caixa manual de seis velocidades, como com uma transmissão automática DSG de dupla embraiagem e sete velocidades.

Finalmente e embora os preços não sejam ainda conhecidos, a Volkswagen afirmou já que este é um SUV para valores abaixo dos 25 mil euros. Aguardamos para ver…