Vela

Fotogaleria. Os mil quilómetros de Lufinha no Atlântico

144

Partiu há 9 dias e só pára quando ligar os Açores ao continente, em kitesurf. Francisco Lufinha já vai em mais de 1000 quilómetros de travessia mas acusa cansaço. Veja as fotos.

Alfredo Beleza 2017

Vai determinado, mas sobretudo cansado. Ao fim de 9 dias em pleno Atlântico, Lufinha admite algum cansaço, tanto nele como em Anke Brandt — a recordista alemã que o acompanha e que “partilha” as milhas náuticas. Só param quando o objetivo inicial for conseguido: ligar os Açores ao continente na maior viagem em kitesurf alguma vez tentada.

Lufinha conta ao Observador que já só pensa no dia da chegada, mas a equipa continua com todas as “boas energias” a bordo. O pior, admite, é o desgaste que apresenta fisicamente — algo de que já estava à espera, como nos contou neste especial.

As mãos estão desfeitas de agarrar na barra, os joelhos acusam dor de gerir tantas ondas e de forçar um rumo contra o vento, o meu pescoço também está a dar sinal, pois estamos sempre virados para a esquerda numa posição estática”, conta.

A travessia obriga a um esforço físico constante e ambos têm de passar por condições de muito sol, calor e sal, que se tornam “insuportável”. “Ficamos com formigueiro e dor, que só pára depois de uma hora fora de água. O descanso a bordo começa a ser relativo, pois o barco está sempre aos saltos, mas claro que permite recuperar energias!“, confessa-nos.

O Observador tem a confirmação de que a chegada está prevista para esta quarta-feira, a partir das 17 horas, à marina de Oeiras.

Veja a fotogaleria acima dos últimos dias de Francisco Lufinha no mar.

Francisco Lufinha: “Estar no meio do oceano e não ver nada… Pensei em tudo, que ficava ali”

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: toliveira@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site