A preparar o lançamento no mercado do primeiro modelo EQ, ou 100% eléctrico, já para 2019, a Mercedes abriu as portas em Frankfurt exibindo mais um protótipo com o qual promete continuar a fazer crescer a sua nova submarca eléctrica – o Mercedes-Benz EQ A Concept. Basicamente, um Classe A futurista, a anunciar 400 km de autonomia, com muito estilo!

Mantendo as linhas estreadas pelo primeiro protótipo EQ, ainda que num corpo que não esconde as semelhanças com o Classe A actualmente em comercialização, o EQ A Concept prima, no entanto, por algumas soluções inovadoras. Como é o caso da grelha frontal, que se “transforma” na cor e design, à medida que o condutor selecciona, no sistema de modos de condução, o Sport ou o ainda mais desportivo Sport Plus. Mas também os faróis laser, que utilizam filamentos luminosos que a Mercedes pretende que se assemelhem “aos rolos de cobre do motor eléctrico”.

[jwplatform p28fWTfq]

Como sistema propulsor, o EQ A Concept recorre a dois motores eléctricos, um em cada eixo, que anunciam uma potência combinada de 272 cv e 499 Nm de binário. Valores que permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 5 segundos. O pack de baterias de iões de lítio é de 60 kWh e, entre outros atributos, anuncia uma autonomia de cerca de 400 km. Com o recarregamento a pode fazer-se tanto através de uma qualquer tomada, como por indução.

Recordar apenas que o primeiro modelo da nova família EQ deverá chegar em 2019, tudo apontando para que seja, o crossover EQ C, ou seja, a versão de produção do protótipo EQ apresentado, o ano passado, no Salão de Paris.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR