Rússia

Ministro da Defesa russo discute cooperação militar com Bashar al-Assad

O ministro da Defesa russo reuniu com o presidente sírio Bashar al-Assad para discutir a cooperação militar entre ambos os países e a ajuda humanitária à população.

O ministro russo viajou até à capital síria a pedido do Presidente, Vladimir Putin

YURI KOCHETKOV/EPA

O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, reuniu-se esta terça-feira em Damasco com o Presidente sírio, Bashar al-Assad, com quem discutiu temas como a cooperação militar e a ajuda humanitária.

A cooperação militar entre a Rússia e a Síria foi abordada “no âmbito das bem-sucedidas operações das forças governamentais com o apoio da aviação russa para acabar definitivamente com o [grupo jihadista] Estado Islâmico (EI)”, segundo um comunicado oficial. “Também foram debatidos temas como a estabilização da situação na Síria, o funcionamento das zonas de trégua e o fornecimento de ajuda humanitária à população”, lê-se na nota.

O ministro russo viajou até à capital síria a pedido do Presidente, Vladimir Putin, segundo o Ministério da Defesa. O exército russo informou esta terça-feira que 85% do território da Síria já foi libertado de combatentes do EI, em resultado das operações do exército sírio com o apoio da aviação militar russa.

A Rússia iniciou a 30 de setembro de 2015 uma campanha de bombardeamentos na Síria para ajudar as forças armadas nacionais a recuperar amplas parcelas do seu território conquistadas pelos jihadistas do EI.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site