Apresentado pela própria marca sul-coreana como um “hatchback desportivo e alongado”, o mais recente protótipo da Kia acaba de ser, oficial e totalmente, desvendado no Salão Automóvel de Frankfurt. Confirmando, na mesma tonalidade “Lava Red” dada a conhecer nas imagens iniciais, a beleza e atracção não apenas das linhas exteriores, mas também do interior.

Apontado como o estudo que servirá de base às linhas da futura geração Cee’d, a qual só deverá surgir em 2018, ou o mais tardar em 2019, o Kia Proceed Concept assume-se como algo que pretende ser diferente, numa altura em que, revela a marca, as pessoas começam, progressivamente, a abandonar os hatchbacks de três portas.

Além das linhas exteriores insinuantes, das quais sobressaem umas não menos deslumbrantes jantes de 20″, o protótipo destaca-se por um interior com quatro lugares e acabamentos elaborados, segundo o fabricante, de forma artesanal. No habitáculo, o “Lava Red” persiste como a cor dominante, transbordando até para um tablier minimalista e sem muitos comandos. Em que se destaca um painel de instrumentos totalmente digital, acompanhado de um generoso ecrã que serve de porta de entrada ao sistema de infoentretenimento.

Ainda lá dentro, vêem-se inúmeras aplicações em alumínio, a par de uma solução verdadeiramente invulgar: três recipientes inseridos nas laterais dos bancos dos passageiros, destinados a libertar o odor de pele envelhecida, uma outra fragrância oleosa e o cheiro a combustível de competição – tudo, afirma a marca sul-coreana, com o objectivo de estimular sensações desportivas.

Com tantos e tão cativantes pormenores, a Kia acabou por não divulgar aspectos como a motorização, potência ou prestações. Algo que, ainda assim, não chega para beliscar, de forma alguma, a beleza das linhas…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR