Nações Unidas

Primeira Assembleia Geral de Guterres na ONU: “O nosso velho mundo enfrenta graves ameaças”

O secretário-geral das Nações Unidas abriu a sessão plenária com um curto discurso onde se referiu às "graves ameaças" que o mundo enfrenta. E prometeu lutar pela igualdade de género dentro da ONU.

ATEF SAFATI/EPA

Como secretário-geral das Nações Unidas (ONU), coube a António Guterres estrear-se no discurso de abertura da 72.ª Assembleia Geral da ONU. “O nosso velho mundo enfrenta graves ameaças, desde a proliferação de armas nucleares ao terrorismo global, das alterações climáticas à desigualdade”, admitiu o secretário-geral e antigo alto comissário para os refugiados, referindo-se ainda aos “grandes desafios” como as migrações ou os ataques informáticos. “Todos concordamos que a ONU deve fazer mais para se adaptar e responder”, admitiu.

Na curta comunicação inaugural da Assembleia, Guterres aproveitou ainda a oportunidade para dar conta de um dos seus grandes objetivos para a instituição que lidera desde Janeiro deste ano: atingir a plena igualdade de género dentro da instituição. “Uma mudança-chave dentro e fora da ONU deve ser o fortalecimento de mulheres e raparigas”, declarou, acrescentando que “a paridade na ONU irá melhorar a performance da ONU”. Esta é uma promessa que foi feita por Guterres desde o seu primeiro dia no cargo.

Esta Assembleia Geral marca não só a estreia de Guterres na sessão plenária, mas também de alguns líderes mundiais entretanto eleitos como Donald Trump (EUA) e Emmanuel Macron (França). O debate geral com a participação dos 193 membros da ONU terá início no dia 19 de Setembro.

Proponha uma correção, sugira uma pista: cbruno@observador.pt
União Europeia

É tempo de um Ano Europeu do Silêncio

Timothy Garton Ash

As palavras ultrapassam sempre os atos na política, mas mais na UE do que em qualquer outro lado. Portanto, aqui vai uma proposta modesta: os nossos líderes devem declarar um Ano Europeu do Silêncio.

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

• Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates