Estados Unidos da América

Jimmy Carter: EUA parecem mais uma “oligarquia do que uma democracia”

113

O antigo presidente norte-americano fez duras críticas à política externa do país e deixou conselhos a Donald Trump. Jimmy Carter não acredita no sucesso da paz entre a Palestina e Israel.

Carter esteve na Casa Branca entre 1977 e 1981

SAUL LOEB / POOL/EPA

O antigo Presidente norte-americano Jimmy Carter defendeu que os Estados Unidos funcionam mais como uma “oligarquia do que como uma democracia”, tecendo duras críticas à política externa norte-americana sob a liderança de Donald Trump.

O antigo presidente democrata (1977-1981) considerou que Trump devia falar abertamente com a Coreia do Norte sobre um tratado de paz em vez de lidar com ameaças, e disse não ter esperança que consiga negociar a paz entre Israel e a Palestina, depois de um recuo na política de longa data dos Estados Unidos relativamente à solução de coexistência de dois Estados.

Jimmy Carter falou esta terça-feira diante de centenas de apoiantes no Carter Center em Atlanta, no estado da Georgia.

O antigo Presidente norte-americano aproveitou ainda para deixar um conselho a Donald Trump: “Mantenha a paz, promova os direitos humanos e diga a verdade”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Brexit

O discurso de May causa dúvidas

João Marques de Almeida

Continua por clarificar a questão das garantias jurídicas dos cidadãos europeus que trabalham no Reino Unido. Estarão protegidos pelo Tribunal Europeu de Justiça? May nada nos disse sobre isso.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site