A vila histórica, a olaria de São Pedro do Corval, os monumentos megalíticos, o ensopado de borrego e o gaspacho, as vinhas, os observatórios do céu noturno e o Alqueva ali ao lado. Tudo isto levou a britânica CNN a considerar Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz, uma das mais bonitas povoações em colinas da Europa. A terra do menir do Barrocal, o segundo maior da Península Ibérica, volta assim a ficar na mira da imprensa internacional três anos depois de a National Geographic norte-americana ter colocado Monsaraz na lista dos 21 melhores destinos do mundo para visitar em 2014.

Para completar esta lista, a CNN diz ter ido em busca de “colinas pitorescas” e “vilas vertiginosas” com paisagens de cortar a respiração. Encontrou-as no Alentejo, mas também no pôr-do-sol de Santorini (Grécia), nas profundezas dos Alpes austríacos e nos prados ingleses.

Ao descrever Monsaraz, a CNN escreve: “Considerada uma das povoações mais antigas de Portugal, a colina onde Monsaraz fica foi ocupada por uma série de conquistadores diferentes ao longo dos anos, desde mouros a visigodos”. Depois da introdução histórica, o canal norte-americano explica porque se deixou encantar por esta cidade portuguesa: é que Monsaraz tem muralhas que “oferecem uma vista enorme para os olivais circundantes e para a barragem do Alqueva. O vinho produzido localmente é bebe-se melhor num pequeno café enquanto se observa o pôr-do-sol”.

Veja a lista completa na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR