Escapadinhas

Monsaraz é uma das vilas em colina mais bonitas da Europa, diz CNN. Conheça as outras 12

2.698

Monsaraz, no distrito de Évora, foi considerada pela CNN uma das cidades em colina mais bonitas da Europa. Há outras 12, de Espanha à Croácia. Conheça-as e saiba o que têm de especial.

Getty Images/iStockphoto

A vila histórica, a olaria de São Pedro do Corval, os monumentos megalíticos, o ensopado de borrego e o gaspacho, as vinhas, os observatórios do céu noturno e o Alqueva ali ao lado. Tudo isto levou a britânica CNN a considerar Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz, uma das mais bonitas povoações em colinas da Europa. A terra do menir do Barrocal, o segundo maior da Península Ibérica, volta assim a ficar na mira da imprensa internacional três anos depois de a National Geographic norte-americana ter colocado Monsaraz na lista dos 21 melhores destinos do mundo para visitar em 2014.

Para completar esta lista, a CNN diz ter ido em busca de “colinas pitorescas” e “vilas vertiginosas” com paisagens de cortar a respiração. Encontrou-as no Alentejo, mas também no pôr-do-sol de Santorini (Grécia), nas profundezas dos Alpes austríacos e nos prados ingleses.

Ao descrever Monsaraz, a CNN escreve: “Considerada uma das povoações mais antigas de Portugal, a colina onde Monsaraz fica foi ocupada por uma série de conquistadores diferentes ao longo dos anos, desde mouros a visigodos”. Depois da introdução histórica, o canal norte-americano explica porque se deixou encantar por esta cidade portuguesa: é que Monsaraz tem muralhas que “oferecem uma vista enorme para os olivais circundantes e para a barragem do Alqueva. O vinho produzido localmente é bebe-se melhor num pequeno café enquanto se observa o pôr-do-sol”.

Veja a lista completa na fotogaleria.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Estado

O Estado e a verdade

Rui Ramos

Este é um Estado que teve seis anos José Sócrates à frente do governo, carregado de suspeitas de corrupção, mentira e conspiração contra o Estado de direito – e nada fez para esclarecer as dúvidas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site