Depois de mais um rol de ameaças da Coreia do Norte, foi a vez da Coreia do Sul responder na mesma moeda e fazer o seu primeiro teste de um míssil – lançado a partir do ar para atingir cruzeiros.

O míssil, feito pela alemã Taurus Systems, tem um alcance máximo de 500 quilómetros e está equipado com caraterísticas de ponta que permitem evitar radares até chegar aos alvos na Coreia do Norte. Na quarta-feira, as forças armadas sul-coreanas disseram que o míssil Taurus – lançado a partir de um jato F-15 – viaja através de obstáculos a baixa altitude até atingir um alvo específico.

A Coreia do Sul tem acelerado esforços para reforçar as suas capacidades militares, face à torrente de testes nucleares da sua vizinha do norte. Pouco depois de Pyongyang ter testado a arma nuclear mais poderosa até à data, a 3 de setembro, Seul anunciou que tinha chegado a um acordo com Washington para remover os limites de peso aos mísseis balísticos sul-coreanos e estender o alcance máximo até aos 800 quilómetros.

Um ataque embrionário contra Pyongyang é algo complicado de imaginar, mas esta é a mais realista das limitadas opções que a Coreia do Sul tem para negar um ataque nuclear do rival.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Veja o vídeo do teste do míssil Taurus.

O clima de tensão está cada vez mais elevado entre os dois países, havendo mesmo a suspeita de que a Coreia do Sul esteja a preparar uma brigada especial com o objetivo de eliminar diretamente o líder norte-coreano.

A Coreia do Sul pode estar a treinar uma brigada de eliminação de líder norte-coreano