Sinónimos de sensações desportivas e adrenalina, tanto o emblema Type R, aplicado aos automóveis Honda, como a designação Fireblade, que o mesmo fabricante utiliza nas motos, estão a comemorar 25 anos de existência. Motivo mais do que suficiente para que o construtor japonês decidisse, e bem, assinalar a data. Qual o espanto? A Honda não apresentou novas versões de um qualquer “motão” ou desportivo de quatro rodas, mas sim do já conhecido Miimo. E se está já a interrogar-se sobre o que é isso de um “Miimo”, não procure mais. Trata-se nada mais, nada menos que a mais avançada das máquinas… de cortar relva da Honda!

Disponível tanto na versão Type R, como Fireblade – ainda que não para comercialização, uma vez que se tratam apenas de protótipos –, o Miimo é um corta-relva eléctrico e totalmente autónomo. Que consegue dirigir-se sozinho para a estação de carregamento, assim que termina o trabalho ou a capacidade da bateria de iões de lítio desce abaixo dos 30%. Um mimo, portanto!

No nosso caso (ou não fôssemos uns apaixonados por automóveis…), ficámos rendidos ao Miimo Type R, com as suas três (falsas) ponteiras de escape (!) a remeter para o Civic Type R, fabricadas em aço inoxidável e instaladas num sobredimensionado “pára-choques” traseiro. Não faltando sequer uma “generosa” asa traseira, cuja trave central é, também ela envolvida em película de fibra de carbono.

A par destes pormenores, mais de 40 LED tratam da iluminação dianteira e traseira, sendo que a versão motard, ou Fireblade, conta ainda com mais cinco.

Exceptuando estas alterações, estas novas versões Miimo contam com a mesma tecnologia do modelo já em comercialização, como é o caso dos sensores de 360º que lhe permitem fazer todo o trabalho sem intervenção humana e que, inclusivamente, fazem com que consiga desviar-se de humanos, animais ou outros obstáculos.

O Miimo tem uma autonomia de 30 minutos, sendo que, uma vez descarregada a bateria, necessita também de meia hora para repor a carga completa. Para os clientes que possuam relvados um pouco maiores, existe uma versão com mais bateria, capaz de trabalhar até uma hora sem ter de passar pela estação de carregamento.

Repleto de tecnologia, o Miimo até possui um sistema antirroubo, que faz com que, assim que o equipamento é levantado do chão, dispare um alarme sonoro, ao mesmo que o equipamento é bloqueado – só voltando a funcionar mediante a introdução de um PIN pessoal, conhecido apenas do proprietário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR