A Porsche aproveitou a presença dos jornalistas americanos no Salão de Frankfurt para lhes revelar os planos que tem para atacar o mercado do outro lado do Atlântico com o primeiro modelo 100% eléctrico. Assim, o lindíssimo Mission E, que iniciará a comercialização antes do final de 2019, será proposto por 85.000 dólares, o que equivale a 71 mil euros.

Este valor posiciona o Mission E, que a marca alemã aproveitou para garantir que a versão final será muito similar ao protótipo até aqui apresentado – à excepção das portas traseiras suicidas e à ausência do pilar B – algures entre os 79.000 dólares do Tesla Model S 75D e os 99.000 dólares do Model S 100D. Ainda no que respeita ao mercado americano, isto significa que o Mission E vai custar sensivelmente o mesmo do Panamera mais acessível.

Esta comparação entre o Mission E e o Panamera apenas faz sentido nos EUA, uma vez que aí ambos os veículos estão sujeitos praticamente à mesma carga fiscal, ao contrário do que acontece na Europa e especificamente em Portugal, onde o menos atraente Panamera é exposto a taxas sobre a cilindrada, emissões e mais o IVA em cima de tudo o resto, de que os eléctricos estão isentos. Isto leva a pensar que, no nosso país, o Mission E poderá ficar bem abaixo dos 109 mil euros pedidos pelo Panamera mais em conta.

O Mission E deverá estar disponível em versões mais ou menos desportivas, denominadas de S e GTS, sendo altamente provável que, caso seja um sucesso – e a avaliar pela estética apaixonante, facilmente será –, terá direito a novas carroçarias, sinónimo de shooting brake, tal como acontece no Panamera Sport Turismo.
Não se conhecem ainda as especificações técnicas da versão final do Mission E mas, enquanto protótipo, o Porsche eléctrico possui dois motores que lhe garantem 600 cv e uma bateria que lhe permite uma autonomia de 500 km, segundo o sistema NEDC. Os 100 km/h são atingidos em apenas 3,5 segundos.

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