Pelo menos quatro pessoas morreram e 14 ficaram feridas num atentado este domingo num mercado em Khost, no sudeste do Afeganistão, anunciou o chefe da polícia da cidade.

“Um engenho controlado à distância por um telemóvel matou quatro pessoas e feriu 14 num mercado”, declarou Faizullah Khairat, citado pela AFP.

O responsável do departamento da Saúde de Khost, capital da província com o mesmo nome Habib Shah Ansari, confirmou um balanço de “quatro mortos e mais de uma dezena de feridos, encaminhados para hospitais”.

A explosão ocorreu cerca do meio-dia local (7:30 GMT) numa altura em que a multidão se deslocava para o mercado para comprar música e vídeos para carregar nos telemóveis.

O atentado não foi reivindicado mas os talibãs estão muito presentes nesta região instável na fronteira, limítrofe das zonas tribais do Paquistão que escapam à governação central de Islamabad.

Os rebeldes extremistas islâmicos já atacaram o mercado e as lojas que vendem música e vídeos, proibidos como qualquer outra forma de lazer quando estavam no poder em Cabul (1996-2001).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR