É certo e sabido que José Mourinho é o rei das provocações. Seja para desestabilizar o adversário antes do jogo ou para causar polémica depois da partida, o “special one” não tem grandes travões no que toca a fazer comentários. E este é só mais um capítulo dessa novela.

Antes do Manchester United-Everton deste domingo, Mourinho disse que a sua equipa “ia jogar contra um clube que gastou 140 milhões. Estamos obviamente a falar de uma equipa que quer ficar, pelo menos, nos quatro primeiros”. O treinador do Everton, Ronald Koeman, não gostou do comentário e deixou transparecer toda a frustração já depois de perder 4-0 em Old Trafford.

Eu vi que o meu colega falou sobre o Everton ter gasto 140 milhões e que por isso tinha de ficar nos quatro primeiros. Se há alguém nesta sala e lá fora que vê isto como algo realista para nós, por favor comente. Sejam realistas”, disse o técnico holandês, que já passou pelo Benfica.

O Everton perdeu os últimos quatro jogos e está na zona de despromoção. Koeman é sincero: “Eu não estou contente com a maneira como começamos a época, mas por favor sejam um pouco realistas com o Everton. Precisamos de tempo, mas é difícil no futebol”. O treinador acabou por dizer que, se não conseguir ganhar nenhum dos quatro jogos antes da próxima pausa para as seleções, deve ser despedido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

José Mourinho, por sua vez, estava satisfeito com a prestação da equipa. “A exibição foi muito boa, especialmente nos primeiros 30-35 minutos, foi provavelmente a nossa melhor exibição da época. Pressionámos e eles não tiveram hipótese de sair, não tiveram oportunidade, foi muito impressionante”, afirmou o treinador português na flash interview.

O Manchester United está atualmente no primeiro lugar da Premier League com os mesmos pontos do Manchester City. Mourinho mostrou-se despreocupado quanto ao rival direto e até disse que não pensou “um segundo sobre o City. Pensei no Tottenham, no Arsenal, no Chelsea e no Liverpool. Não ganharam os jogos deles e foi oportunidade para nós conseguirmos dois pontos tal como eles conseguiram quando nós empatámos com o Stoke a semana passada”.

A má notícia para o Manchester United é a lesão de Paul Pogba. As notícias logo depois do fim do jogo diziam que o francês ia parar durante 12 semanas devido a uma lesão no músculo da coxa, mas Mourinho descansou os adeptos. “Eu não sei se são 12 semanas ou 12 dias, honestamente. Qualquer comentário, qualquer rumor, é totalmente errado, porque nós não sabemos se são 12 semanas ou 12 dias”.

O Manchester United venceu o Everton por 4-0, em Old Trafford, com golos de Valencia, Mkhitaryan, Lukaku e Martial. O jogo ficou ainda marcado pelo regresso de Wayne Rooney a Manchester, agora com a camisola do Everton.

Veja as declarações de Mourinho e Koeman.