A revista Rolling Stone procura novo dono. A Wenner Media, a acionista maioritária da publicação, avançou este domingo que irá colocar à venda a sua participação, semanas antes da Rolling Stone celebrar 50 anos. Jann Wenner, o norte-americano que criou a revista, juntamente com o crítico de música Ralph Gleason, a partir de um loft em São Francisco e até hoje detentor da revista, já reconhecera numa entrevista ao New York Times o futuro incerto da revista.

Demos grandes passos ao transformar a Rolling Stone numa empresa multi-plataforma, e estamos entusiasmados em encontrar a casa certa para construir fortes alicerces”, afirmou Jann Wenner, num comunicado citado pela BBC.

A ideia também reforçada pelo filho e atual presidente e chefe de operações da Wenner Media. “Há um nível de ambição que nós não conseguimos atingir sozinhos, portanto estamos a ser proativos e queremos estar na dianteira”, afirmou Gus Wenner ao New York Times.

A verdade é que a revista, conhecida pelas suas capas com fotografias icónicas, levou um forte rombo não só a nível financeiro como em termos de reputação em 2014, depois de ter feito capa com uma história falsa de alegados abusos sexuais na Universidade de Virginia — história que obrigou a revista a retratar-se e a pagar uma indemnização por difamação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Revista Rolling Stone acusada de difamação em história de violação numa universidade

Sem esquecer a difícil sobrevivência de várias publicações na era do digital. Ainda assim, a empresa garante que a revista tem cerca de 60 milhões de leitores por mês e está a crescer a nível online, lê-se na BBC.

A Wenner Media vendeu este ano outras duas publicações: a US Weekly e a Men’s Journal. E, já no ano passado, vendeu 49% da sua participação à empresa de tecnologia sediada em Singapura, BandLab Technologies.

Apesar da venda, Jann, de 71 anos, e Gus Wenner, de 27, tencionam permanecer na revista, ainda que assumam que essa decisão terá de passar pelo novo dono da Rolling Stone. Até ao momento, ainda não foi anunciado qualquer potencial investidor.

Recorde aqui algumas das capas mais marcantes da Rolling Stone.

8 fotos