A Associação Sindical dos Juízes Portugueses admite a possibilidade de desconvocar a greve agendada para os dias 3 e 4 de outubro. A associação foi recebida esta terça-feira por um grupo parlamentar do PS, onde admitiu “ponderar um voto de confiança”, depois de ter a garantia de que o estatuto dos magistrados judiciais vai ser discutido “integralmente” no parlamento.

Na reunião com os socialistas Filipe Neto Brandão e Fernando Anastácio, os juízes ficaram com a garantia de que as questões salariais vão ser levadas a debate na Assembleia. Posto isto, a Associação diz que houve “abertura para discutir o estatuto profissional na integra”, pelo que vão ponderar “um voto de confiança” à Assembleia da República.

Juízes avançam para greve a 3 e 4 de outubro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A reunião aconteceu depois de a Associação já ter reunido com os deputados do PSD e do CDS-PP. Recorde-se de que nas últimas negociações com a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, a mexida salarial foi sempre recusada por não haver orçamento.

A greve de 3 e 4 de outubro corria o risco de comprometer a validação dos resultados eleitorais autárquicos no prazo previsto, apesar de o Sindicato ter garantido que isso não estava em questão.

Pré-aviso de greve dos juízes não vai afetar apuramento eleitoral das autárquicas