789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bloco vs CDU. A troika, a raposa e as uvas, uma discussão em três atos

Este artigo tem mais de 5 anos

Começou com uma crítica às autarquias por Catarina Martins, incluiu o recurso a uma fábula por parte de Jerónimo de Sousa e acabou (até ver) com um discurso conciliador da coordenadora do Bloco.

Catarina Martins e Jerónimo de Sousa andam pelo país em ações de campanha junto dos candidatos às autarquias
i

Catarina Martins e Jerónimo de Sousa andam pelo país em ações de campanha junto dos candidatos às autarquias

Catarina Martins e Jerónimo de Sousa andam pelo país em ações de campanha junto dos candidatos às autarquias

Catarina Martins começou a discussão na Marinha Grande. Jerónimo de Sousa respondeu em Tomar. E a coordenadora do Bloco procurou acalmar o discurso em Gondomar. O bate-boca entre Bloco e CDU, que marcou o primeiro dia de campanha eleitoral para as autárquicas, começou com uma crítica feroz de Catarina Martins às autarquias que ficaram em “silêncio cúmplice” perante os cortes orçamentais quando o Governo “mandou apertar”.

Jerónimo de Sousa não se reviu nos ataques às câmaras, garantiu que as autarquias onde está a CDU “nunca faltaram” aos cidadãos e usou a fábula da raposa e das uvas para criticar o Bloco de Esquerda — sem se referir diretamente ao partido. A terceira parte (e última, para já) da discussão foi na noite de terça-feira, com Catarina Martins a dizer que o Bloco “não critica o PCP” e que Jerónimo de Sousa “tomou as dores” às críticas que fez às autarquias. Aqui está uma cronologia para perceber ao detalhe a troca de acusações:

Catarina Martins (segunda-feira, 18h, Marinha Grande)

Foi na Marinha Grande, bastião comunista durante décadas, que começou a discussão à esquerda, entre Catarina Martins e Jerónimo de Sousa. Durante um comício de apresentação das candidaturas bloquistas no município, a coordenadora do Bloco de Esquerda atirou a primeira declaração polémica: “Fico absolutamente chocada com o silêncio das autarquias durante anos e anos enquanto as suas populações viam ser degradados os serviços que lhes dão apoio“. Mas nunca disse que estava a falar de câmaras comunistas, até porque a Marinha Grande agora tem um executivo liderado por socialistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Criticando a forma “como os poderes autárquicos, um pouco por todo o país, na generalidade dos casos se calaram enquanto as condições de acesso à educação, à saúde, à cultura, às condições ambientais em cada uma das comunidades se foram degradando“, Catarina Martins afirmou que se trata de um “silêncio cúmplice da destruição dos serviços públicos” e garantiu que “é também para mudar este estado de coisas que o BE se apresenta às eleições autárquicas”. E aqui entrou em território de competição com a CDU.

A ideia de que em cada freguesia ou em cada concelho, se o Governo manda apertar, se aperta ainda mais é uma ideia absolutamente perigosa sobre as condições de vida do nosso país“, disse ainda Catarina Martins, referindo-se ao período dos cortes orçamentais introduzidos pela troika no tempo do governo do PSD e CDS.

Jerónimo de Sousa (terça-feira, 13h, Tomar)

O secretário-geral do PCP não gostou das críticas de Catarina Martins às autarquias e respondeu-lhe no dia seguinte, num almoço-comício em Tomar: “Aos que por ignorância ou verbalismo atiram pedras para o ar, podemos assegurar que os eleitos da CDU nunca faltaram, em maioria ou minoria, à defesa dos interesses dos trabalhadores e das populações. Enfiou a carapuça, não fosse alguém pensar que as câmaras comunistas tivessem sido subservientes para com a troika, ou o Governo de direita.

Jerónimo não se referiu diretamente ao Bloco (tal como Catarina não se tinha referido diretamente à CDU), mas a mensagem estava lá, e até recorreu à conhecida fábula da raposa e das uvas para se referir à pequena implantação do Bloco de Esquerda nas autarquias. “Eles têm um pouco a síndrome da raposa, que vê um cacho de uvas, salta três vezes e não as apanha. Então, vira-se de costas, de forma desdenhosa, e diz: estão verdes, não prestam’. É a mesma conceção que têm em relação às autarquias”.

As populações ficam a ganhar porque a CDU é a grande força de esquerda no poder local. Sabem que os eleitos CDU não só asseguram uma gestão diferente e ao serviço das suas aspirações como encontram quem aja, organize e mobilize a luta em defesa dos seus direitos”, rematou Jerónimo de Sousa.

Catarina Martins (terça-feira, 21h30, Gondomar)

A fábula de Jerónimo de Sousa não ficaria sem resposta. No próprio dia, após um comício de apresentação de candidaturas do Bloco em Gondomar, Catarina Martins voltou ao assunto, mostrando-se surpreendida com as palavras de Jerónimo e preferindo um tom conciliador: “Eu critiquei autarcas que se calaram perante as maldades da troika. Jerónimo de Sousa tomou-lhe as dores, não percebo bem porquê e decidiu atacar o Bloco de Esquerda. Nós temos outros adversários e temos também caminhos convergentes para fazer juntos“.

A coordenadora do Bloco preferiu destacar o “trabalho convergente sobre aquilo que é essencial”, não esquecendo as “divergências que são conhecidas”. “O Bloco de Esquerda não ataca o PCP. Temos outros adversários e as pessoas sabem disso“, sublinhou.

“Amanhã, espero eu, vamos estar juntos [BE e PCP] a votar o projeto de lei que pode parar os despedimentos que a Altice quer fazer na PT e é isso que nós valorizamos”, destacou Catarina Martins.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora