A atravessar uma fase de menor exuberância, a japonesa Mitsubishi acaba de dar o primeiro passo rumo ao regresso aos grandes palcos, com o anúncio de uma proposta como há muito não se via no construtor de Tóquio – um protótipo de coupé-SUV de altas performances. Denominado e-Evolution, no futuro, poderá vir a desempenhar as funções de topo de gama na oferta do fabricante. Ainda que dificilmente antes de 2023…

Para já dado a conhecer apenas através de um teaser, este novo concept deverá ser desvendado muito em breve, mais precisamente no final do próximo mês, durante o Salão Automóvel de Tóquio, cujas portas abrem a 25 de Outubro. Anunciando-se, desde já, como um verdadeiro desportivo, de elevadas performances, graças à utilização de um sistema de propulsão eléctrico, a fornecer potência às quatro rodas.

Materializado numa carroçaria que procura fundir elementos coupé nas linhas daquilo que parece ser um SUV, o protótipo deverá integrar ainda, segundo o fabricante, “tecnologia avançada de inteligência artificial”. Expressão que deverá querer dizer que o modelo contará com sistemas de condução autónoma.

Sobre a estética, o único aspecto que o teaser desvenda, é possível perceber que se trata de um modelo de cinco portas, com elevada altura ao solo e generosas jantes. Típicas num protótipo, tal como os puxadores das portas integrados na carroçaria ou as câmaras a desempenharem as funções dos “velhinhos” retrovisores. Já na traseira, um spoiler de desenho invulgar e a dar continuidade à linha do tejadilho, contribui, a par de uma não menos radical iluminação, para dar a este e-Evolution um ar fortemente desportivo.

Recorde-se que, há alguns meses, a Mitsubishi assumiu a possibilidade de lançar uma nova geração do seu desportivo mais famoso, o Evolution, embora salientando que nada obrigava a que o sucessor tivesse de ser um sedan. Com o CEO da companhia, Trevor Mann, a reconhecer, inclusivamente, que futuro Evolution poderia muito bem ser um SUV.

Perante estas declarações e observado o teaser agora divulgado, tudo leva a crer que este será mesmo o caminho a seguir. Se bem que o próximo desportivo da Mitsubishi esteja previsto apenas para dentro de seis anos…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR