Jake LaMotta, a lenda do boxe que inspirou o filme “Touro Enraivecido”, realizado por Martin Scorsese, morreu esta terça-feira aos 95 anos, na sequência de uma pneumonia, avança a imprensa norte-americana. O comunicado foi feito pela mulher. A história de vida de Jake foi interpretada por Robert De Niro, em 1980, num filme que conquistou dois Óscares: o de melhor montagem e o de melhor ator.

O verdadeiro nome de Jake LaMotta é Giacobbe LaMotta. Nasceu a 10 de julho de 1922. A mulher, Denise Baker, disse à TMZ que o marido morreu num lar de idosos, na sequência de uma pneumonia. “Quero apenas que as pessoas saibam que eram um grande homem, atraente, doce, sensível, forte, com um grande sentido de humor e com olhos que dançam”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao The Guardian, Denise Baker disse que “os seus olhos dançaram até bem perto do fim. Tinha por hábito dizer-lhe que se ele fosse um americano nativo, seria conhecido por ‘Os Olhos que Dançam’. Ele tinha os olhos mais nítidos e amorosos”. LaMotta era natural do Bronx.

Considerado uma lenda do boxe, Jake LaMotta foi campeão de pesos-médios em 1950 e durante a sua carreira viveu uma grande rivalidade com Sugar Ray Robinson, que defrontou seis vezes no ringue. Um dos mais importantes foi o que ficou conhecido por “Massacre do Dia de São Valentim”, no qual perdeu e que teve de ser interrompido devido ao estado de LaMotta. O pugilista chegou mesmo a dizer que foi este o combate que ditou o fim da sua carreira.

LaMotta foi campeão mundial de pesos-médios em junho de 1949, depois de defrontar o francês Marcel Cerdan. Manteve o título durante mais de dois anos até o ter perdido para o rival Sugar Ray Robinson.