Pela primeira vez foi identificado em Portugal o mosquito Aedes albopictus, responsável pela transmissão do vírus da febre do dengue. A informação foi avançada pela Direção Geral de Saúde (DGS) que diz que até ao momento “não há indícios de risco acrescido para a saúde da população”.

Conhecido como mosquito tigre asiático, o Aedes albopictus foi identificado na região norte e “até ao momento, não há indícios de risco acrescido para a saúde da população”, tranquiliza a DGS em comunicado, acrescentando que “o Diretor-Geral da Saúde e o Presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge continuarão a informar a população da evolução e das medidas tomadas”.

Ao Observador, Paula Vasconcelos, do Centro de Emergência e Saúde Pública da Direção Geral de Saúde (DGS), explicou que este mosquito foi identificado no âmbito das amostras colhidas pelo sistema de vigilância e monitorização de mosquitos existente. “Temos a perceção que a sua presença é recente porque não estava presente nas amostras anteriores dos mesmos locais, região e do mesmo período de tempo.”

Paula Vasconcelos acrescentou ainda que embora tenha já sido detetado em vários outros países dentro e fora da Europa, “não foi conhecido qualquer surte de doença ou vírus associado a este mosquito, embora “possa ser potencialmente competente de, caso fique infetado, poder transmitir o vírus em circunstâncias muito específicas”. E, por isso mesmo, a especialista afasta alarmismos, rematando que a DGS só comunica o caso porque “há sempre nas várias espécies de mosquitos a preocupação de saúde pública para reportar sempre a presença de novos vetores independentemente de estarem ou não infetados. Neste caso não temos informação que esteja infetado”.

O Aedes albopictus é um mosquito escuro pequeno, com uma faixa dorsal branca, que pica sobretudo humanos, mas também cães, gatos, esquilos e outros mamíferos, bem como aves.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR