A atualização do sistema operativo para iPhone e iPad o iOS 11, traz muitas novidades e uma das principais é a nova central de controlo. Este ecrã para acesso rápido a atalhos permite ligar e desligar configurações como o modo voo, rede móvel, calculadora, Wi-Fi ou Bluetooth. O facto de agora ser customizável foi uma opção acolhida com bastante agrado pelo utilizadores. No entanto, vários repararam que ao desligarem pela central o Bluetooth e o Wi-Fi estes continuam ligados, apenas desconectando as conecções ativas.

Fizemos o teste e confirmámos. Ao desligar o Wi-Fi e o Bluetooth, pela nova central, indo às definições estes continuam ligados. Segundo a Apple, as redes permanecerem ligadas é uma opção propositada para manter ativos outros serviços dos smartphones ou tablets, como o AirDrop, Apple Watch ou o Apple Pencil. A única maneira de desligar as redes completamente é indo às definições dos dispositivos, mas às 5 da manhã voltam-se a ligar automaticamente.

A opção é criticada por peritos em segurança eletrónica, como avisa o Vice, citado pelo The Guardian. Não só dizem que a mudança é “estúpida”, como pode deixar os aparelhos suscetíveis a ataques por hackers (piratas informáticos).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR