A Nestlé juntou-se à Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE) para lançar um programa de empreendedorismo e inovação, o Nestlé Fora da Casca. Objetivo: desafiar startups a desenvolver e implementar projetos em áreas como nutrição, saúde e bem-estar. A ideia é que estes projetos possam crescer através da exploração de sinergias com a marca, num ambiente real.

“Não só por assentar num formato e numa parceria inédita entre uma empresa e uma instituição de ensino, mas também pelas áreas que visa desenvolver e que vão aportar valor às famílias portuguesas ao nível da sua saúde e bem-estar, [este programa] é, literalmente, um projeto ‘fora da casca’”, afirmou Luís Ferreira Pinto, responsável da Nestlé Portugal pelo programa.

Para Miguel Muñoz, responsável da Nova SBE pelo programa, o Nestlé Fora da Casca serve para apoiar a inovação na Nestlé, mas também para “contribuir como link e catalisador entre startups, empreendedores e projetos que queiram aproveitar o potencial da Nestlé para desenvolver o seu negócio”.

Quem quiser concorrer ao programa, tem de apresentar um projeto que responda a cinco desafios:

  1. Como melhorar até 2020 a qualidade de vida, nutrição, saúde e bem-estar das famílias contribuindo para aumentar em 30% o número de anos de vida saudável?
  2. Como proporcionar ou oferecer serviços personalizados de nutrição, saúde e bem-estar a cada família portuguesa?
  3. Como eliminar o “sofrimento” de ir às compras através de novos modelos diretos ao consumidor e novas experiências nos pontos de venda?
  4. Como otimizar em cerca de 50% a duração dos processos ou melhorar a sua eficiência?
  5. Como tornar mais útil e gerar valor a partir de uma das maiores bases de dados de mães e crianças portuguesas?.

As candidaturas ao Nestlé Fora da Casca estão abertas até 15 de outubro, sendo que a seleção dos projetos se faz entre 30 de outubro e 10 de novembro. Depois, serão pré-selecionados 30 projetos, dos quais sairão dez para uma segunda fase, de 24 semanas de trabalho acompanhado.

No final, o júri — constituído por elementos do comité de direção da Nestlé Portugal e da equipa da Nova SBE Venture Lab — elegem os três vencedores do programa, que vão receber 10 mil euros, cinco mil euros e 2.500 euros de financiamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR