O jovem iraquiano Ahmed Hassan, de 18 anos, que tinha sido detido na sequência do ataque na estação de metro de Parsons Green em Londres, foi formalmente acusado de tentativa de homicídio esta sexta-feira.

O jovem, que tinha estatuto de refugiado e vivia em Sunbury terá sido responsável pelo engenho explosivo que detonou na passada semana. Será presente a tribunal ainda esta tarde.

Hassan foi detido em Dover no sábado, um dia depois da explosão dentro de uma carruagem do metro em Parsons Green em a hora de ponta.

O comunicado da Polícia Metropolitana diz que Hassan é acusado de “tentativa de homicídio de pessoas que viajavam numa linha do distrito de Wimbledon” e de “causar uma explosão de natureza que podia pôr em risco a vida humana e/ou causar séries danos a propriedade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hassan era um dos dois refugiados acolhidos por um casal de Surrey que já tinha sido detido pela tentativa de atentado. O segundo homem, Yahyah Farroukh, de 21 anos, foi libertado sem acusações na quinta-feira, tal como um outro detido de 48 anos.

Três outros homens, de 17, 30 e 25 anos continuam detidos ao abrigo da legislação antiterrorista por suspeitas de ligação à investigação que decorre.

A casa de Hassan em Surrey está a ser revistada esta sexta-feira.