Sérgio Conceição é aquele treinador de quem todos gostam de dizer que tem o coração ao pé da boca mas é, sobretudo, um treinador que fala através das expressões faciais. Por isso, era fácil perceber que, estando satisfeito com a produção ofensiva do FC Porto frente ao Portimonense (cinco golos), não gostou da forma como a equipa consentiu os primeiros golos caseiros na Liga mas atingiu o objetivo principal de vencer e convencer.

No final do encontro, e como já se tornou habitual, técnico, restante staff e jogadores juntaram-se já perto da baliza onde se concentram os Super Dragões numa roda, foi feita uma pequena palestra, agradeceram ao público presente e saíram rumo aos balneários com a sensação de dever cumprido antes de duas importantes deslocações, ao Mónaco para a Liga dos Campeões (terça-feira) e a Alvalade para a Primeira Liga (domingo, dia 1).

No entanto, aquilo que não se conseguia antever era a forma agastada como Sérgio Conceição tinha analisado a imprensa do dia, após a conferência de imprensa de antevisão ao encontro dos algarvios. E, sem nada o prever, teve apenas uma declaração na zona da flash interview antes de sair de rompante sem responder a perguntas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Queria dizer uma coisa: ontem, na antevisão que fiz a este jogo, em dez perguntas, tive oito sobre o Benfica, ok? E uma delas foi da Sport TV [canal que transmitiu o encontro desta noite]. Por isso, aquilo que tenho a dizer e aquilo que eu disse ontem foi completamente contrário àquilo que vem hoje na imprensa, nomeadamente uma tal crise do Benfica. Nunca falei em crise, disse que estava à vista de todos aquilo que é o Campeonato Nacional, ok? E não durmo nem acordo a pensar nos rivais porque tenho muito trabalho a fazer aqui diariamente, porque tenho um grupo de grande qualidade e estes jogadores exigem-me sempre a estar no melhor, a tentar potenciar ainda mais a qualidade de cada um e aquilo que é a qualidade individual, ok? Sobre o jogo não falo porque vocês ontem na antevisão que fizemos ao jogo não me perguntaram sobre o jogo do Portimonense, por isso também não falo, ok? Boa noite, obrigado.

E saiu, disparado. Sérgio Conceição quis demonstrar a sua insatisfação depois da conferência de imprensa e, à sétima jornada, teve a primeira “explosão”. Logo no dia em que fez história pelo FC Porto.

Com mais um triunfo folgado diante do Portimonense, o timoneiro dos azuis e brancos tornou-se o treinador português com melhor arranque de sempre pelos dragões, superando o registo também 100% vitorioso de Jesualdo Ferreira nos golos e ficando apenas trás do húngaro Siska, na longínqua temporada de 1939/40. Em paralelo, não se via um FC Porto tão goleador nas primeiras sete jornadas há 30 anos, quando Tomislav Ivic estava no comando.

Na conferência de imprensa, Sérgio Conceição voltou a utilizar os mesmos argumentos, defendendo que “não está ali para fazer polémica” e que tem respeito “pelo Benfica, pelo Rui Vitória, pelo Sporting, pelo Jorge Jesus”. “Tenho muito trabalho para fazer aqui diariamente”, advogou de novo o técnico do FC Porto. E voltou a sair, de rompante.