A abertura do festival basco acontece com “Submergence”, filme do realizador alemão Wim Wenders, protagonizado por Alicia Vikander e James McAvoy.

Nesta 65.ª edição, estão em competição “Spell Reel”, primeira longa-metragem de Filipa César, e “Flores”, curta-metragem de Jorge Jácome, ambos numa secção dedicada “às propostas cinematográficas mais variadas, surpreendentes e apetecíveis do ano”.

O filme “Spell Reel”, estreado no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em fevereiro, usa imagens de arquivo da guerra da independência da Guiné-Bissau, para explorar como estes registos influenciam a criação e legado da história de um país.

Em “Flores”, distinguido em maio no IndieLisboa, Jorge Jácome imagina o arquipélago dos Açores destruído por uma praga de hortênsias.

A estes dois filmes junta-se ainda a curta-metragem “De madrugada”, da realizadora portuguesa Inês de Lima Torres, integrado na competição do Encontro Internacional de Cinema de Estudantes, um programa paralelo do festival espanhol.

O festival de San Sebastián termina no dia 30.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR