Encha os pneus da bicicleta, prepare o passe do autocarro ou encha o depósito do carro. O Open House está de regresso a Lisboa este sábado e domingo para abrir porta a 87 sítios espalhados por toda a cidade, fazendo deste o maior evento de sempre desta natureza a inundar a capital portuguesa. Preparada pelas comissárias Rita e Catarina Almada Negreiros, e organizada pela Trienal de Arquitectura de Lisboa e pela EGEAC, o Open House promete “1001 maneiras de conhecer Lisboa”. E 37 delas são gratuitas.

Pela sexta vez em Lisboa, o Open House é um evento que leva os visitantes a conhecer o património edificado da capital. Este ano, conforme conta a própria organização, a visita é orientada para dar protagonismo ao “momento presente: uma cidade onde a reabilitação aparece como a grande dominante, sendo a reutilização de espaços e a criação de novos usos efetuada de forma muito heterogénea, com uma multiplicidade de respostas surpreendentes”.

Entre os monumentos que pode visitar este fim de semana, 23 e 24 de setembro, estão “museus, escolas, teatros, palácios, lojas, casas privadas, ateliers e praças” de todas as idades, todos os estilos arquitetónicos e todos saídos das mentes de alguns dos autores mais consagrados. Desde as 10h até à meia-noite, o Open House Lisboa vai permitir “aproximar os cidadãos da sua cidade, da sua arquitectura, ajudando a descodificá-la”.

Veja imagens de 11 dos lugares que pode visitar este fim de semana com o Open House Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR