O treinador do Sporting de Braga, Abel Ferreira, frisou este sábado, numa conferência de imprensa, que a I liga de futebol é uma maratona e que, apesar de ainda não estar como quer, a equipa tem muito por onde crescer.

Os minhotos, que defrontam no domingo o Tondela, na sétima jornada do campeonato, vêm de três bons resultados: vitória na Alemanha, diante do Hoffenheim (2-1), para a Liga Europa, triunfo caseiro no ‘clássico’ minhoto com o Vitória de Guimarães (2-1) e empate na Luz, frente ao Benfica (1-1), para a Taça da Liga.

“Todos os sorteios foram duros. Sabemos da exigência de representar o Braga e os jogadores têm dado uma boa resposta. O processo ainda não está como queremos, os resultados no campeonato não estão como queremos, mas é uma maratona. Queremos subir lugares, andar lá em cima e, para isso, temos de estar sempre alerta e saber sofrer. Estou consciente que esta equipa tem muito por onde crescer e muito por onde aprender”, afirmou hoje na conferência de imprensa de antevisão do desafio em Tondela.

Abel Ferreira disse conhecer bem a turma orientada por Pepa, “a intensidade que coloca no jogo e a organização que coloca em campo”, esperando, por isso, “grandes dificuldades”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É uma equipa com grande espírito de grupo, muito bem orientada e, dentro dos recursos que possui, cria muitas dificuldades aos adversários, como aconteceu com FC Porto e Sporting, que percebemos que tiveram dificuldades em criar oportunidades de golo”, notou.

Para o técnico, para discutir o resultado, o Sporting de Braga tem de “nivelar os índices de agressividade do Tondela, correr no mínimo tanto como eles e ganhar todos os duelos”.

Sobre o regresso de Dyego Sousa, após longo castigo nas competições nacionais, Abel disse ser “mais um recurso ao dispor”, e em relação ao Ricardo Ferreira, que fez contra o Benfica o seu primeiro jogo em muitos meses, depois de demorada recuperação de lesão, notou que “foi um trabalho minucioso e progressivo” e que a sua gestão exige “cautela”.

“Vai ser útil, foi útil, e, se em condições normais fazemos uma gestão do físico e do rendimento, com o Ricardo temos de ter esse cuidado também. Para ele foi o primeiro jogo, estou satisfeito com o seu compromisso, ele está cá para ajudar, mas temos de gerir bem para a época toda. Não o queremos só para um jogo ou dois”, avisou.

Abel Ferreira assegurou ainda que Matheus vai voltar à baliza depois de substituído por André Moreira ante os ‘encarnados’.

“Não correu bem ao Matheus num jogo [Vitória de Guimarães], mas também não me correram bem as substituições. É um erro, é normal, e o Matheus sabe que tem confiança do seu treinador. Ele, o André, o Tiago Sá, confiamos em todos. E as vezes que o Matheus já nos ajudou? Ele erra, eu erro e os meus jogadores erram”, defendeu.

Sporting de Braga, sexto classificado, com nove pontos, e Tondela, 15.º, com cinco, defrontam-se no domingo, às 18:00, no estádio João Cardoso, em Tondela, jogo que será arbitrado por Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa.