Os Golden State Warriors estão sentidos com Donald Trump — e já confirmaram que não vão visitar a Casa Branca. Na sexta-feira, o Presidente dos Estados Unidos criticou os jogadores da Liga Nacional de Futebol (NFL) por se ajoelharem em protesto em vez de cantarem o hino de pé e a estrela máxima dos Warriors não gostou. Aos jornalistas, Stephen Curry disse que planeava votar contra a tradicional visita da equipa vencedora do campeonato de basquetebol à Casa Branca. Com esta recusa, Curry, o melhor jogador na última edição da liga, esperava que os Warriors pudessem “inspirar alguma mudança” e “enviar uma mensagem” de solidariedade.

No sábado de manhã, veio a resposta de Trump: “Ir à Casa Branca é uma enorme honra para uma equipa vencedora do campeonato. Se o Stephen Curry está a hesitar, então retiro o convite!”, escreveu o Presidente no Twitter.

Em resposta, a equipa da Califórnia confirmou que não irá à Casa Branca mas continua a planear uma visita à capital dos Estados Unidos. “Acreditamos que não há nada mais americano do que o direito que têm os nossos cidadãos de se expressarem livremente sobre assuntos que são importantes para cada um. Estamos desiludidos por não nos ter sido dada uma oportunidade de partilharmos as nossas ideias ou estabelecer um diálogo sobre problemas que afetam as nossas comunidades”, reagiu a equipa que irá a Washington em Fevereiro para “celebrar os valores de igualdade, diversidade e inclusão”.

Donald Trump, porém, não parou ainda com as críticas aos jogadores da NFL que escolheram não cantar o hino em sinal de protesto contra a violência policial e a discriminação racial que consideram estar a dividir os Estados Unidos. No sábado à tarde, o Presidente voltou a pedir, em letras maiúsculas, que esses jogadores sejam despedidos. “Se um jogador quer o privilégio de ganhar milhões de dólares na NFL, ou em outras ligas, ele ou ela não deveriam ser autorizados a desrespeitar a nossa Grande Bandeira Americana (nem o País) e devia manter-se de pé durante o Hino Nacional. Se não, ESTÁS DESPEDIDO. Vai procurar outra coisa para fazer!”, escreveu Trump no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR