Solução mais prática e funcional, já que abdica da utilização de cabos, o carregamento por indução das baterias dos veículos eléctricos promete ser o próximo passo em frente, na electrificação do automóvel. No caso da alemã BMW, tal deverá acontecer já em 2018, com o lançamento desta tecnologia para o modelo 530e. O qual protagoniza, inclusivamente, um vídeo, a explicar como se faz.

Segundo o vídeo agora divulgado, o próprio automóvel assume a missão de orientar o condutor para a placa que serve de posto de carregamento e que é instalada no piso. Mal o veículo fica na posição correcta e motor se desliga, inicia-se então o carregamento.

[jwplatform HfpMsWcp]

De acordo com o fabricante, o pack de baterias de 9,4 kWh instalado no BMW 530e será então recarregado em cerca de 3,5 horas, utilizando, para o efeito, uma corrente eléctrica de 3,2 kW.

Refira-se que a potência suportada por este sistema de carregamento é ligeiramente menor que os 3,7 kW que o sistema por cabo permite. Facto que, ainda assim, não impede que o 530e consiga recarregar as baterias num período de tempo aceitável e cumprir até 26 km em modo exclusivamente eléctrico.

Quanto ao preço deste novo sistema de carregamento wireless, concebido à imagem da tecnologia já utilizada hoje em dia por algumas marcas de smartphones, não é ainda conhecido. O que, ainda assim, não deixará de aguçar a curiosidade de muitos potenciais interessados…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR