Podemos não ver nem a sentir mas ela está lá. A poluição que nos rodeia no dia a dia está a criar danos e já é considerada o novo inimigo da pele. É fácil pensar que só temos que nos proteger do sol porque os efeitos da exposição acabam por ser visíveis e já estão cientificamente comprovados. Mas a poluição tem estado no topo das preocupações relativas ao envelhecimento e os danos na pele podem ser tão graves quanto os do sol.

Estudos realizados pelo grupo L’Oréal Paris no México revelaram que a pele é afetada pela poluição do ar e demonstraram, entre outras, modificações quantitativas e qualitativas na diminuição da hidratação, aumento da produção de sebo e menor nível de vitamina E na pele. Chega-nos, então, uma nova preocupação a que os especialistas já chamam de “foto-poluição” — a junção da poluição com os raios UV – que reduz as defesas antioxidantes naturais na superfície da pele e, resumindo, acelera o processo de envelhecimento.

Marie Schmid, diretora de desenvolvimento de pesquisas da Clarins britânica disse à revista Glamour que é preciso enfatizar ainda os danos que as partículas poluentes que se acumulam à superfície da pele podem fazer: diminuir o brilho criando uma tez constantemente baça, aumento das irritações e da sensibilidade cutânea. E isto, claro, também leva ao envelhecimento e aparecimento precoce de rugas na pele.

Porque é que nos devemos preocupar com a poluição?

Se ainda tem dúvidas, o site de beleza Byrdie refere alguns efeitos visíveis que nos mostram o impacto da poluição da pele:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aumento do acne em mulheres adultas

As partículas de poluição são dez a vinte vezes mais pequenas que um poro. Isso significa que se podem infiltrar nas camadas mais profundas da pele e criar radicais livres que aumentam as inflamações. O que é que pele inflamada e seca vai fazer? Produzir óleo para compensar, obstruindo os poros, o que a deixa mais vulnerável ao acne.

A falta de limpeza de pele torna-se mais perigosa

Se é daquelas mulheres que, como não usa maquilhagem, quase se esquece de limpar a pele quando chega a casa, saiba que as partículas de poluição que se acumulam levam à inflamação, danificam a barreira de proteção e até podem levar ao aparecimento de doenças de pele. Os especialistas dizem que, para quem vive e trabalha em ambiente urbano, é obrigatório limpar o rosto diariamente com produtos próprios que destruam as células mortas e que mantenham a humidade da pele.

Aumento das manchas

Até então, só nos preocupávamos com as manchas do sol. E os especialistas não dizem que a poluição sozinha cria manchas. Mas faz com que os danos passados (quando éramos jovens e não nos preocupávamos com estas coisas) venham mais rapidamente à superfície da pele. Ou seja, faz com que danos previamente suprimidos se possam manifestar novamente na pele agora fraca devido à poluição.

Desidratação extrema da pele

Estando a barreira de proteção da pele fraca, esta torna-se menos capaz de manter a hidratação o que pode criar estados atípicos extremos quer de secura, quer de oleosidade.

O que é que podemos fazer?

Este buzz com os produtos anti-poluição tem estado a crescer desde o ano passado e, atualmente, existem cada vez mais marcas com linhas especificamente criadas com ingredientes próprios para reagir à poluição e proteger a pele. E lembre-se que não importa o clima, a estação do ano ou a zona do país porque mesmo o “ar fresco” que respiramos nas zonas fora dos centros é, muitas vezes, poluído (embora menos, é certo). Isso significa que, independentemente da zona onde mora, deve proteger-se diariamente com protetor solar e protetor de poluição para completar o seu escudo diário (a maioria dos produtos já são dois-em-um).

Na fotogaleria, conheça alguns dos novos produtos com ingredientes especificamente contra a poluição e que pode acrescentar à sua rotina.